A BoG é parceira ambiental do Porto Beer Fest 2023!
O Porto Beer Fest (PBF) é uma viagem à cultura da cerveja artesanal e vai já na sua 7ª edição. De 14 a 18 de junho, no Jardins do Museu Nacional Soares dos Reis, o Porto recebe alguns dos melhores cervejeiros do mundo com mais de 300 cervejas diferentes.
Na edição deste ano, a organização teve a ambição de tornar o seu evento mais sustentável e, assim, a BoG junta-se à Octávio & Giestal, Lda. para assegurar a vertente ambiental do PBF 2023.
Porto Beer Fest – Festival Internacional de Cerveja Artesanal
A Octávio & Giestal, Lda. É, desde 2013, o maior player português da área dos eventos cervejeiros e um dos mais bem referenciados a nível internacional, onde goza de enorme reputação e reconhecimento pelo seu papel no pioneirismo e evolução do universo cervejeiro.
Em Portugal, a empresa foi pioneira e lidera eventos como o ARTBEERFEST Caminha, o Porto Beer Fest, Alameda Beer Fest Faro, Lisbon Beer Generation Hub Criativo do Beato, Oliva Beer Mind São João da Madeira, Beer Promenade Cascais, Aveiro Craft Beer Fest, “A Beer In The Sky ALANDROAL” (ABITS), entre outros.
O PBF é um evento de referência para os festivais de cerveja europeu. O ambiente caloroso e hospitaleiro da cidade do Porto, os seus inúmeros projetos cervejeiros que nasceram no seio deste fenómeno e tendência de consumo, juntou os ingredientes e a verdadeira apetência do Porto como destino turístico a um evento de enorme sucesso e repercussão internacional.
Ao fim de 6 edições, entre o fantástico Palácio de Cristal e a memorável Alfândega, a edição de 2023 será num dos mais impressionantes e secretos locais do Porto – o Jardim do Museu Nacional Soares dos Reis. A organização espera, uma vez mais, um elevado no número de aficionados (3 000 pessoas/dia) desta bebida milenar e produto de excelência tão em voga e evolução nos últimos anos.
Eventos + sustentáveis
A adoção de práticas sustentáveis em eventos traz inúmeros benefícios para todos os envolvidos: desde a organização, passando pela comunidade local, pelo público e até mesmo para o meio ambiente.
- Para a organização do evento, a adoção de práticas sustentáveis e um alinhamento mais efetivo com os valores da sustentabilidade, pode, por um lado, significar uma diminuição de custos associado ao evento, e, por outro lado, contribuir para melhorar a imagem global do evento e reforçar a imagem da marca.
- Já para a comunidade local, a adoção de práticas sustentáveis pode trazer inúmeros benefícios, como a dinamização e desenvolvimento da economia local, como resultado de uma política de compras que privilegia a aquisição de produtos ou contratação de serviços locais. Adicionalmente, pode promover aquisição de novas competências, como resultado de ações de formação ou sensibilização promovidas pelo organizador;
- Para o público, a adoção de práticas sustentáveis em eventos pode significar níveis de bem-estar mais elevados, juntamente com uma experiência mais consciente e positiva. Também promove uma maior conservação dos recursos água e energia, redução da pegada de carbono, redução da produção de resíduos e encaminhamento adequado dos mesmos.
- Por fim, para o meio ambiente, a adoção de práticas sustentáveis em eventos pode significar menor utilização de recursos naturais e um menor impacte negativo no ambiente.
Como anteriormente mencionado, a OCTÁVIO & GIESTAL, LDA. tem uma vasta e longa experiência na organização de eventos cervejeiros, contanto com inúmeras parcerias em todos os seus eventos. Ao longo das várias edições dos eventos liderados por esta organização, e reconhecendo que o uso sustentável dos recursos é um elemento-chave em qualquer área de negócio com uma visão de futuro, a OCTÁVIO & GIESTAL, LDA. tem aplicado algumas iniciativas/boas práticas de caráter ambiental e sustentável, destacando-se:
- Escolha de espaços para o evento que priorizam a luz natural e a boa circulação de ar;
- Recolha seletiva de resíduos no recinto do evento em parceria com a LIPOR, que apresenta um plano adequado e coerente de gestão de resíduos que assegura a melhor gestão possível, incluindo a localização estratégica dos contentores de recolha seletiva e a ênfase em algumas ações de sensibilização;
- Harmonização de cervejas, demonstrações e degustações ao vivo com a valorização de produtos endógenos e de matriz local/regional;
- Minimização/redução na utilização de descartáveis;
- Utilização exclusiva de copos reutilizáveis durante todo o evento;
- Disponibilização de água potável não engarrafada no recinto do evento.
Programa Sê-lo Verde
A sustentabilidade é o caminho rumo ao futuro (também) para os grandes eventos. Conscientes das necessidades do Planeta e dos benefícios que a adoção de práticas sustentáveis traz para todos os envolvidos: desde a organização do evento, passando pela comunidade local, pelo público e até mesmo para o meio ambiente, a OCTÁVIO & GIESTAL, LDA. pretende ir mais além nesta 7ª edição do PBF 2023.
A BoG apoiou e coordenou a candidatura do evento ao Programa “Sê-lo Verde”, lançado pelo Ministério do Ambiente e suportado por verbas do Fundo Ambiental 2023, que visa a adoção de boas práticas ambientais e inovadoras para a melhoria da sustentabilidade dos grandes eventos.
Estas medidas têm como principal objetivo o incentivo à adoção de critérios ambientais que contribuam para a redução dos impactes e promovam o uso eficiente dos recursos materiais e energéticos; incentivar a adoção de abordagens inovadoras; contribuir para a educação e sensibilização ambiental dos grupos de interesse envolvidos (promotores, marcas, municípios, espetadores e comércio local) e a valorização e promoção da vertente ambiental do evento junto do público nacional e internacional.
O Porto Beer Fest recebeu cofinanciamento para as 4 medidas propostas:
A1. Porto Beer Fest by Bike
A edição de 2023 do PBF realizar-se-á no antigo velódromo Rainha Maria Amélia. Em 1894, quando a bicicleta se transformava num fenómeno social urbano, D. Carlos autorizou o Real Velo Clube a construir nos quintais do seu Paço, hoje Museu Nacional de Soares dos Reis, uma pista para velocipedistas. Os vestígios significativos que restam deste velódromo, requalificado no âmbito da ‘Porto 2001, Capital Europeia da Cultura’, um dos segredos mais bem guardados da cidade, é o mote para a iniciativa “Porto Beer Fest by Bike”.
Esta ação visa criar um programa de incentivo ao uso de bicicletas para deslocação até ao evento. Para além da disponibilização de Bike park na entrada do recinto, gratuito e com segurança reforçada, os 5 primeiros ciclistas de cada dia a chegar ao evento, receberão um copo oficial PBF 2023, que dá acesso ao recinto. No total dos cinco dias, serão premiados 25 ciclistas pelas suas boas práticas de mobilidade sustentável.
Os transportes representam 35% do consumo de energia em Portugal. Esta iniciativa pretende reforçar a mobilidade sustentável em grandes eventos e incentivar à utilização de transportes de zero emissões.
A2. Iniciativa “ONCE YOU GO ECO, YOU NEVER COME BACK”
Esta iniciativa visa a sensibilização do setor da restauração e similares (food-trucks e mestres cervejeiros), através de um Guia de “Boas Práticas para uma restauração e cervejaria mais circular e sustentável”. O Guia de tem como objetivo ser uma ferramenta útil para o setor da restauração e similares presente no PBF 2023, potenciando a mudança de comportamento e a adoção de práticas sustentáveis, e demonstrando através de exemplos de sucesso, como é possível aplicar medidas mais sustentáveis, com maior benefício económico e ambiental. Para se alcançar tal objetivo, foram reunidos um conjunto de princípios orientadores que visam alertar os food-trucks e cervejeiras para o compromisso urgente de preservação do planeta e dos seus recursos.
Esta iniciativa será acompanhada por um concurso para o melhor prato vegetariano/vegan, incentivando e sensibilizando, restauração e público, para a necessidade da redução do consumo de carne e diminuição da pegada ecológica. As votações serão realizadas nos canais de comunicação digitais do PBF.
A3. Workshops “Gastronomia cervejeira”
Este ano, para além das habituais demonstrações e degustações ao vivo, o PBF 2023 apresenta uma programação consistente de workshops com várias soluções de reaproveitamento de alimentos e de subprodutos da cerveja:
Quinta-feira, 15 de junho > 19:00
Um churrasco com segunda vida.
Criar sem desperdiçar.
Chef André Barreto
Sábado, 17 de junho > 17h
Bolachas no caminho da cerveja
Reutilização dos desperdícios da produção cervejeira.
A Gaja das Bolachas / Fds Beer
Esta será outra das formas de sensibilizar o público para a necessidade de reaproveitamento de todos os produtos, a importância da economia circular e a necessidade de diminuição da pegada ecológica.
A4. Porto Beer Fest 2023 – Eco-cervejeiro
As beatas de cigarro continuam a ser uma das problemáticas do festival. Como tal, paralelamente à disponibilização de pontos para depósito de beatas, o merchandising desta edição também sofrerá alterações, com a inclusão de um cinzeiro de bolso. Este cinzeiro é portátil, reutilizável e com o tamanho ideal para se colocar num bolso ou mala/mochila.
Como parceira ambiental do festival, a BoG coordenará a implementação das medidas aprovadas, produzindo ainda todos os conteúdos e materiais de sensibilização necessários.