Bem-vindo, 2023!
O final de ano traz sempre esperança, alegria e, como não podia deixar de ser, festa! Como não há festa sem comida, hoje partilhamos algumas sugestões (mais) saudáveis para comemorar a passagem de ano.
Doces para todos os gostos
A verdade é que não seria época natalícia sem percorrer o buffet de doces: aletria, sonhos, rabanadas, bolo-rei, leite creme, formigos, arroz-doce, filhós, azevias, coscorões… O denominador comum é o açúcar. Infelizmente, a saúde não está muito preocupada com épocas festivas. Devemos festejar, mas sem exageros.
É por isso que para podermos ter o melhor dos dois mundos, devemos planear de forma antecipada. Como tornar as sobremesas natalícias mais saudáveis, sem abdicarmos totalmente delas? Deixamos algumas ideias de trocas saudáveis para os doces da noite de Ano Novo.
Trocas saudáveis
A primeira dica é simples e para a aplicar, basta que tome conta de tudo o que acontece na sua cozinha: Reduza a quantidade de açúcar e, se possível, troque-o por alternativas mais saudáveis.
Um dos truques passa por reduzir a quantidade de açúcar ou usar substitutos como a stevia – um adoçante natural, adequado para crianças, grávidas e diabéticos – ou mesmo uma mistura de açúcar com stevia, que já existe no mercado. Já o açúcar mascavado ou o de demerara (açúcar amarelo) têm um poder adoçante superior, como são menos refinados contêm mais fibras e permitem reduzir a quantidade utilizada. O açúcar de coco também é uma boa opção. Tem um agradável sabor a caramelo e um poder adoçante superior ao açúcar branco, pelo que permite reduzir a quantidade de açúcar utilizado. O mel, o xarope de milho ou o xarope de agave são outros substitutos do açúcar. No entanto, o seu consumo deve ser feito com moderação, devido à elevada percentagem de frutose.
Sobretudo reduza as quantidades. Por exemplo, se a receita pede 200 gramas, reduza a quantidade para metade.
Mas, pode fazer mais trocas…
Existe uma grande variedade de farinhas disponíveis no mercado, pelo que poderá substituir a farinha tradicional por outras (farinha de aveia, de amêndoa, de coco, espelta ou trigo sarraceno, entre outras). Se quiser usar farinha integral deverá substituir cerca de 1/3 de farinha por farinha integral. Por exemplo, se usar 150 gramas deve colocar 50 gramas de farinha integral.
No caso das gorduras pode optar opte por gorduras de origem vegetal, como o azeite ou o óleo vegetal, em detrimento das gorduras de origem animal, como a banha ou a manteiga.
Outras dicas, relacionadas com a confecção dos doces podem ser recordadas aqui.
Alternativas nas receitas tradicionais
Nas rabanadas…
- As rabanadas são quase sempre as estrelas. Opte por alternativas ao tradicional pão branco. Pode escolher pão integral, pão de espelta ou pão de mistura, o que aumenta o teor em fibras e vitaminas. E, claro, terminar a confeção no forno e não no óleo ou na frigideira. Use ervas aromáticas ou especiarias para dar um toque diferente;
- Aromatize o leite – que deve ser magro – com pau de canela, canela em pó, flor de anis, erva-doce, cravinho, alecrim, vagem de baunilha, etc. Ou pode usar uma saqueta de chá para fazer uma infusão no leite. Chá de baunilha ou de caramelo são boas opções;
- Pode também substituir o leite por uma bebida vegetal, como a bebida de coco ou amêndoa. Opte pelas variedades menos doces;
No Bolo-Rei…
- Uma vez que as frutas cristalizadas têm muito açúcar, o Bolo Rainha pode ser uma opção melhor. Muitos dos frutos secos, como pinhões, amêndoas e nozes, têm muita gordura e calorias, mas é uma gordura saudável, rica em ómega-3 e vitamina E;
- Opte por cortar fatias mais pequenas. É uma boa forma de não comer tanto;
Nos sonhos…
- Substitua parte da farinha por farinha integral ou farinha de amêndoa;
- Ao usar abóbora ou cenoura vai conseguir reduzir na quantidade de açúcar;
- Troque o açúcar branco pelos substitutos indicados anteriormente;
- Os sonhos também podem ser feitos no forno;
No arroz-doce…
- Troque o arroz por flocos de aveia;
No tronco de Natal…
- Este ano faça um tronco de Natal diferente: experimente fazer o tronco com torta de claras;
- Use um dos substitutos do açúcar para bater as natas. Pode fazer um creme de chocolate negro para o recheio e a cobertura, e substituir parte do chocolate por farinha de alfarroba, que tem um baixo valor de gordura e um sabor semelhante ao chocolate;
- Se preferir um recheio de ovos, pode experimentar usar menor quantidade de gemas, substituindo parte delas por Maizena e farinha custarda. Para cada gema use uma colher de sobremesa de Maizena. Se quiser manter o tom amarelo das gemas opte por um pouco de farinha custarda.
Este ano sugerimos pequenas alterações nas receitas tradicionais dos doces desta época festiva, que não comprometem o sabor e, ainda, os tornam mais saudáveis. Continuam deliciosos e menos calóricos, para compensar os excessos do Natal.
Lembre-se, no entanto, que mais importante do que isto… é tentar manter uma vida equilibrada (a todos os níveis) durante ao longo de todo o ano 🙂
Desejamos a todos um ótimo e próspero 2023!