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    Campanha de comunicação e sensibilização para a introdução da recolha de biorresíduos no município de Serpa

    BoG / Blog  / Campanha de comunicação e sensibilização para a introdução da recolha de biorresíduos no município de Serpa

    Campanha de comunicação e sensibilização para a introdução da recolha de biorresíduos no município de Serpa

    “Biorresíduos: os resíduos biodegradáveis de jardins e parques, os resíduos alimentares e de cozinha das habitações, dos escritórios, dos restaurantes, dos grossistas, das cantinas, das unidades de catering e retalho, e os resíduos similares das unidades de transformação de alimentos” (DQR 2018)

     

    Os biorresíduos apresentam-se como uma oportunidade para:

    • aumentar as taxas de preparação para a reutilização e reciclagem e o desvio de aterro destes resíduos;
    • reduzir o impacte ambiental provocado pela produção de resíduos;
    • potenciar a utilização de composto produzido nas unidades de compostagem para o enriquecimento dos solos;
    • aumentar a produção de energia verde, resultante do biogás produzido nas unidades de digestão anaeróbia.

     

    Campanha “Era só o que faltava!”

    A RESIALENTEJO e os municípios abrangidos pelo seu serviço (Almodôvar, Barrancos, Beja, Castro Verde, Mértola, Moura, Ourique e Serpa), no cumprimento de metas nacionais e comunitárias para a valorização de biorresíduos, lançaram uma campanha de recolha de resíduos orgânicos, com o objetivo de desviar de aterro recursos importantes. A campanha de sensibilização apela à adesão da população, através do mote “Era só o que faltava!”, que remete para a posterior valorização dos biorresíduos e sua transformação em composto, tendo em vista as metas preconizadas para o país no PERSU 2020/2020+.

    Figura 1. Área de abrangência

     

    Este novo sistema irá abranger residências, mas, também, estabelecimentos do CANAL HORECA e instituições locais. Será suportado pela implementação e distribuição de equipamentos de contentorização, de proximidade e domésticos, para deposição dedicada destes resíduos – desperdícios alimentares e sobras de refeições -, em simultâneo com uma campanha de sensibilização ambiental, que prevê abordagem por contacto pró-ativo, nas modalidades porta-a-porta (PaP) e telefone-a-telefone (TaT), através da ativação de uma linha de callcenter, em que serão abordados procedimentos de correta deposição e vantagens, individuais e coletivas, de adesão ao novo sistema de deposição: gratuito, simples, cómodo e responsável.

    Veja aqui o vídeo de apresentação da campanha.

     

    No município de Serpa…

    Para o sucesso e concretização do projeto de recolha seletiva de biorresíduos, os cidadãos são uma parte fundamental. A participação ativa da população na separação e encaminhamento adequado (com a qualidade devida) dos biorresíduos torna-se determinante. Assim, está a ser levada a cabo uma campanha de comunicação e sensibilização que viabilize uma maior consciencialização e envolvimento por parte do público-alvo, incentivando-os a separar os seus resíduos orgânicos e a depositá-los nos locais adequados e disponíveis no município de Serpa, abrindo o caminho para novos hábitos na separação que resultem na diminuição da deposição destes resíduos em aterro.

     

    Ações a desenvolver

    A implementação da campanha de sensibilização será realizada em três fases:

    Fase 1 – Preparação e planeamento da intervenção

    Compreende os trabalhos de preparação dos elementos necessários à realização das atividades e o desenvolvimento do conceito criativo e das soluções para as ações de terreno, isto é, a conceção da campanha e materiais de comunicação. A campanha de comunicação e sensibilização tem uma mensagem comum, de apelo à separação dos resíduos orgânicos e da comunicação dos benefícios, tendo em consideração as características do público-alvo a que se destina: utilizadores domésticos e utilizadores não-domésticos (grandes produtores) com sistema de recolha porta-a-porta. O conceito criativo da campanha de sensibilização e comunicação irá ao encontro da mensagem central: separação dos resíduos orgânicos e redução de deposição em aterro, e do público-alvo.

    Em linha com os materiais gerais já produzidos pela RESIALENTEJO, nesta fase estão a ser desenvolvidos – conceção criativa e produção – os materiais de comunicação que suportarão as atividades subsequentes, dando continuidade no município de Serpa ao trabalho já iniciado de forma mais global.

    Considerando a educação para a sustentabilidade e o aumento do conhecimento em matérias relativas à temática dos resíduos uma ferramenta crucial na formação das crianças e jovens, contribuindo para o fortalecimento da participação dos cidadãos e da sensibilização para a redução do consumo, será produzido um jogo interativo para a sensibilização dos mais pequenos nas escolas do município, permitindo às crianças e jovens validarem os conhecimentos aprendidos e por outro lado, aumentar mais ainda a sua aprendizagem.

     

    Fase 2 – Implementação das ações no terreno
    • Ações de Sensibilização Porta-a-Porta

    Nesta fase, serão concretizadas as ações de sensibilização porta-a-porta junto do público-alvo, onde, através do contacto presencial, se pretende divulgar e prestar esclarecimentos no que diz respeito à correta separação e encaminhamento dos biorresíduos, utilizando os flyers como documentação de suporte. Estas ações ocorrem em simultâneo com a entrega dos equipamentos pela Câmara Municipal de Serpa.

    Serão realizadas as seguintes ações:

    • 78 ações dirigidas aos grandes produtores;
    • 50 ações, com duração prevista de 15 a 20 minutos, dirigidas aos aderentes do bairro piloto;
    • Visitas de reforço/acompanhamento da recolha seletiva porta-a-porta do sistema PAYT (Pay As You Throw) já implementado no Centro Histórico de Serpa.

    No setor doméstico, será entregue ao aderente um pequeno contentor para utilização na cozinha e deposição dedicada dos biorresíduos. A colocação dos biorresíduos é efetuada em sacos laranja, que serão levantados em pontos autorizados do município.

    No que respeita aos estabelecimentos, os contentores atribuídos são para utilização dentro do estabelecimento com os sacos laranja. Quando o saco laranja estiver cheio deve ser depositado bem fechado dentro do contentor castanho destinado à recolha de biorresíduos.

     

    Serão ainda realizadas duas ações sensibilização e divulgação da campanha de sensibilização à população em geral (sábado e/ou domingo de manhã) em locais de concentração da comunidade, por exemplo, junto ao mercado, de forma sensibilizar os munícipes em geral e motivá-los a aderir à separação e encaminhamento de biorresíduos.

     

    As ações de sensibilização PaP para os grandes produtores arrancou na semana de 11 a 15 de setembro. Durante essa semana, foram sensibilizados e aderiram ao projeto mais de 50 estabelecimentos do município de Serpa.

     

    • Jornadas Séniores

    A educação para a sustentabilidade e o aumento do conhecimento em matérias relativas à temática dos resíduos é uma ferramenta crucial em qualquer idade, contribuindo para a sensibilização da redução do consumo. Neste sentido, serão desenvolvidos os materiais expositivos para as Jornadas Séniores, que irão dar apoio durante a realização das ações de sensibilização junto dos participantes do evento.

    Aquando da definição do programa completo das Jornadas Séniores e em articulação com este, será definido o programa de atividades. Em paralelo, será criado, também, um espaço destinado ao esclarecimento de dúvidas dos visitantes, nele estarão disponíveis todos os conteúdos de comunicação da campanha (flyers, cartazes, baldes, etc.).

     

    Fase 3 – Acompanhamento, monitorização

    Por último, nesta fase será elaborado um relatório de avaliação da campanha, com evidência dos pontos fortes e fracos, a capacidade de intervenção no terreno e a continuidade da utilização dos materiais de comunicação, garantindo a possibilidade de reativações da campanha de sensibilização, de dar resposta a novos pedidos e/ou reforçar as ações de sensibilização.

     

     

    A BoG-EC é responsável por todas as fases da campanha de comunicação e sensibilização no município de Serpa.