Digite o que quer pesquisar:

Make your own custom-made popup window!

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore

    Educação Ambiental para Crianças

    BoG / Blog  / Educação Ambiental para Crianças

    Educação Ambiental para Crianças

    A Educação Ambiental pretende incentivar as crianças (e os adultos, claro) a familiarizem-se com o conceito de sustentabilidade, associado a uma responsabilidade intergeracional, assim como promover a reflexão sobre as causas de alterações climáticas, proteção da biodiversidade e proteção do território e da paisagem, entre outros temas relacionados com o ambiente.

    Se falarmos da crise ambiental e climática que estamos a atravessar, sabemos que as gerações atuais são as maiores responsáveis por estes problemas, pelo que também têm de ser as que os vai solucionar, ou pelo menos tentar. Educar as gerações futuras para que não cometam os mesmo erros e procurem ativamente soluções é um dever de todos enquanto sociedade.

    Hoje, apresentamos algumas sugestões para falar de temas ambientais com as crianças.

    1. Dar o exemplo

    “Olha para o que eu digo, não olhes para o que eu faço”, o ditado é velho e não se deve aplicar com as crianças. As crianças copiam comportamentos, por vezes, não prestam atenção ao que lhes dizem, mas observam atentamente o que fazemos, replicando as nossas atitudes.

    Sugerimos algumas dicas:

    • Cronometrar os banhos é uma ideia divertida e que vai colocar toda a família a correr para ser o mais rápido;
    • Não utilizar água engarrafa, optando por beber água da torneira;
    • Descartar os resíduos de forma correta;
    • Utilizar menos o carro;
    • Desligar a torneira quando está a escovar os dentes ou esfregar a loiça;
    • Treinar o desapego e reduzir o consumo.

    2. Promover a ligação com a Natureza

    A ligação à natureza torna as crianças mais felizes e com comportamentos mais sustentáveis e ecológicos indica um estudo divulgado publicado na revista Fronteiras em Psicologia. Este estudo, liderado por Laura Berrera-Hernández, do Instituto Tecnológico de Sonora, no México, mostrou, pela primeira vez, que a ligação com a natureza deixa as crianças mais felizes, pela tendência para comportamentos virados para a ecologia.

    Mesmo para quem vive na cidade, existem sempre opções para aproximar as crianças da Natureza:

    • Criar uma horta em casa;
    • Marcar visitas guiadas em oceanários, quintas pedagógicas, jardins botânicos, museus de história natural, museus de ciência, etc.
    • Fazer passeios pela natureza, na floresta, na praia, no campo ou na montanha;
    • Organizar piqueniques, limpezas de lixo e plantações de árvores;
    • Colecionar tesouros naturais em herbários e livros de campo.

    3. Oferecer entretenimento de qualidade

    Nem tudo tem de ser pedagógico, mas tudo contribui para a cultura dos mais pequenos. Pode optar por colocar filmes que falem de temas como ambiente, racismo, igualdade e culturas diferentes, assim como pode ler livros sobre temas variados com perspetivas diferentes sobre os mesmos assuntos. Outra opção é mostrar documentários ou filmes e conversar sobre o tema que estão a ver, ou até escolher videojogos que incentivem comportamentos mais positivos.

    Aqui estão algumas sugestões:

    1. Wall-E (2008): esta história cheia de aventuras é ideal para explicar a sobrecarga da Terra e o valor perdido com o desperdício.

    2. Avatar (2009): este enredo passa-se num planeta de Natureza exuberante que a humanidade quer destruir para explorar um minério valioso. É uma história de amor e sobrevivência, ótima para explicar a sobre-exploração de recursos, o colonialismo e o capitalismo às crianças.

    3. LORAX (2012): este filme é uma ótima razão para explorar e discutir a destruição, conservação e restauração do meio ambiente.

    4. Um Oceano de Plástico (2016): é um documentário sobre as consequências do nosso estilo de vida, baseado em plástico descartável, e um testemunho da destruição que estamos a causar às aves marinhas, tartarugas, mamíferos marinhos e peixes.

    5. Pachamama, uma aventura nos Andes (2018): um filme de animação que conta a história de duas crianças numa aventura em busca de um símbolo sagrado no período do império Inca, no Peru. Aborda questões como ataques dos colonizadores, mostra a cultura dos povos locais, permitindo conversar sobre política, Natureza, sustentabilidade e muito mais.

    6. Os Octonautas (2020 e 2021): É ideal para os mais pequenos. Os Octonautas são uma brigada de oito intrépidos exploradores subaquáticos dedicados a salva a vida marinha e em melhorar as coisas no fundo do mar. Aborda temas como a biodiversidade marinha, a importância das barreiras de coral, o papel das pradarias marinhas e a alimentação sustentável.

    4. Fazer perguntas

    É importante criar tempo para ouvi-los, garantindo que a criança sabe que estamos realmente interessados e a ouvi-la atentamente. Falar COM os nossos filhos e não PARA os nossos filhos, mostrando interesse e escutando com atenção as suas dúvidas.

    Iniciar uma conversa partilhando aquilo que pensamos sobre determinado assunto do foro ambiental, em vez de começar a conversa com uma questão.

    As crianças aprendem mais pela descoberta e a criatividade do que pela exposição. Aproveite a idade dos “Porquês?” e pergunte às crianças se conhecem os seus direitos e deveres e ouça-as. Sugira também que desenhem o planeta, todos os recursos que nela existem e os serviços que providenciam à humanidade.

    Com estas dicas não vão faltar ideias para falar da proteção da biodiversidade, crise climática e outros tantos temas com as crianças. E brinquem, brinquem muito com as vossas crianças!