Digite o que quer pesquisar:

Make your own custom-made popup window!

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore

    Estão a chegar os carregadores universais…

    BoG / Blog  / Estão a chegar os carregadores universais…

    Estão a chegar os carregadores universais…

    O carregador universal, aprovado recentemente pela União Europeia (UE), é o resultado de mais de uma década de pressão por parte do Parlamento Europeu em criar um carregador comum para dispositivos portáteis, incluindo telemóveis. Um debate que enfrentou grande antagonismo por parte da indústria fabricante.

    A UE quer não só facilitar a vida aos consumidores, mas também (e sobretudo) reduzir o desperdício, tornando o USB-C o carregador comum para smartphones e outros equipamentos eletrónicos.

    A proposta de um carregador comum

    Desde 2009 que o Parlamento Europeu tem apelado a uma norma para criação de um carregador universal. A Comissão Europeia tentou incentivar as empresas através de acordos voluntários, mas estes apenas funcionaram parcialmente. Na altura, um conjunto de 14 empresas tecnológicas comprometeram-se a chegar a um entendimento para reduzir o número de carregadores existentes no mercado.

    Embora tenham existido progressos, com a redução do número de modelos de carregadores disponíveis no mercado da UE de trinta para apenas quatro (USB 2.0, Micro USB, USB-C e o sistema Lightning da Apple), o acordo de entendimento entre a indústria acabou por expirar e a ideia de um carregador universal foi desvanecendo.

    Em 2020, o Parlamento Europeu aprovou uma resolução que apelava à Comissão Europeia para que tomasse “medidas tendo em vista a introdução de um carregador comum” para smartphones, mas também para tablets e outros dispositivos móveis. Finalmente, em junho de 2022, o Parlamento Europeu e os Estados-Membros da União Europeia chegaram a um acordo acerca da proposta para um carregador comum na EU.

    A revisão da Diretiva Equipamento de Rádio (Radio Equipment Directive – RED) faz parte de uma ação mais vasta da Comissão no âmbito da sustentabilidade dos produtos, em especial da eletrónica no mercado da UE, que será o foco de uma futura proposta sobre produtos sustentáveis.

    Quais são as medidas propostas pela Comissão?

    A Comissão propõe a introdução de novos requisitos para assegurar a interoperabilidade para o carregamento de uma série de dispositivos eletrónicos. A Comissão propõe nomeadamente:

    • Harmonizar porta de carregamento para os dispositivos eletrónicos: a porta comum será USB-C;
    • Harmonizar a tecnologia de carregamento rápido: ajudará a evitar que diferentes produtores limitem injustificadamente a velocidade de carregamento e ajudará a garantir que a velocidade de carregamento é idêntica ao utilizar qualquer carregador compatível com um dispositivo;
    • Desagregação da venda de um carregador da venda do dispositivo eletrónico: os consumidores poderão adquirir um novo dispositivo eletrónico sem um novo carregador, limitando o número de carregadores indesejados adquiridos ou por utilizar.
    • Melhor informação para os consumidores: os produtores terão de fornecer informações pertinentes sobre o desempenho de carregamento, incluindo informações sobre a potência requerida pelo dispositivo e se este permite uma carga rápida. Será assim mais fácil para os consumidores ver se os seus carregadores existentes satisfazem os requisitos do novo dispositivo ou ajudá-los a escolher um carregador compatível.

    Que equipamentos eletrónicos é que são abrangidos?

    Entre os equipamentos eletrónicos abrangidos incluem-se:

    • Smartphones;
    • Tablets;
    • E-readers;
    • Câmaras digitais;
    • Auriculares, headphones e headtsets;
    • Consolas de videojogos portáteis;
    • Colunas;
    • Periféricos como ratos e teclados wireless; e
    • Sistemas de navegação portáteis.

    Os computadores portáteis também serão abrangidos, mas com regras de implementação diferentes. Note-se que os produtos que já estavam no mercado antes da data de implementação estão excluídos das novas regras.

    Quando é que as novas regras vão começar a ser implementadas?

    O Parlamento Europeu e o Conselho da UE terão de aprovar formalmente o acordo antes da sua publicação no Jornal Oficial da União Europeia, entrando em vigor 20 dias após a sua publicação. As novas regras começarão a ser aplicadas após 24 meses, prevendo-se a sua implementação no Outono de 2024. Os computadores portáteis “terão de ser adaptados a estes requerimentos 40 meses após a entrada em vigor” das novas regras.

    Quais são os benefícios de uma solução comum de carregamento?

    As medidas propostas terão como principais vantagens:

    1. Mais escolha para os consumidores

    Os consumidores passam a poder utilizar o mesmo carregador para carregar telemóveis e outros dispositivos eletrónicos semelhantes, independentemente da marca. Esta maior interoperabilidade entre o dispositivo eletrónico e o carregador comum assegurará que a velocidade de carga é a mesma ao utilizar um carregador compatível. Além disso, os consumidores estarão mais informados sobre o desempenho de carregamento, incluindo sobre a potência requerida pelo dispositivo e se este permite uma carga rápida. Será assim mais fácil para os consumidores ver se os seus carregadores existentes satisfazem os requisitos do novo dispositivo ou ajudá-los a escolher um carregador compatível.

    Segundo o Parlamento Europeu, a implementação da proposta de diretiva permitirá que os consumidores reutilizem mais facilmente os carregadores que já têm em casa, ajudando-os a poupar até 250 milhões de euros por ano.

    1. Redução dos resíduos eletrónicos

    Os consumidores terão agora a possibilidade de adquirir um novo dispositivo eletrónico com ou sem fonte de alimentação externa (a parte que está ligada a uma tomada elétrica na parede). Como tal, as novas medidas deverão gerar benefícios ambientais através da redução das emissões de gases com efeito de estufa em cerca de 180 ktCO2(e) por ano, e da redução dos resíduos eletrónicos em quase mil toneladas por ano (CE, 2021).

    A desagregação da fonte de alimentação externa é o fator que mais contribui para estas poupanças, ao mesmo tempo que contribui para reduzir a extração de recursos, o fabrico, o transporte, a utilização e a eliminação dos carregadores. Esta medida melhorará a conveniência dos consumidores e reduzirá a pegada ambiental associada à produção e eliminação de carregadores, apoiando assim as transições ecológica e digital.

    O que são resíduos elétricos e eletrónicos? Qual a produção anual deste tipo equipamentos? Quantos vão parar ao lixo, por ano? Qual a taxa de reciclagem de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos? Quais os impactes da produção e consumo desenfreados de equipamentos elétricos e eletrónicos? E de Agbogbloshie, já ouviu falar? Na próxima semana, continuaremos a abordar este tema e abordaremos todas estas questões.

    Fontes:

    COM(2021)547 – Proposal for a Directive amending Directive 2014/53/EU on the harmonisation of the laws of the Member States relating to the making available on the market of radio equipment, disponível em https://ec.europa.eu/docsroom/documents/46755

    Comissão Europeia (2021). Comissão propõe solução comum de carregamento para dispositivos eletrónicos – perguntas e respostas. URL: https://ec.europa.eu/commission/presscorner/detail/pt/QANDA_21_4614, consultado a julho de 2022.

    Parlamento Europeu (2022). Resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos na UE: factos e números (infografia). URL: europarl.europa.eu/news/pt/headlines/society/20201208STO93325/residuos-de-equipamentos-eletricos-e-eletronicos-na-ue-factos-e-numeros, consultado a julho de 2022.

    Parlamento Europeu (2022). Deal on common charger: reducing hassle for consumers and curbing e-waste. URL: https://www.europarl.europa.eu/news/en/press-room/20220603IPR32196/deal-on-common-charger-reducing-hassle-for-consumers-and-curbing-e-waste, consultado a julho de 2022.