
Implementar e medir a sustentabilidade – Normativos técnicos aplicáveis à gestão hoteleira
A sustentabilidade no turismo é um caminho sem retorno, com crescente consciência por parte dos agentes do setor, à escala mundial. Existe uma crescente preocupação com o estado do planeta que proporciona uma reflexão sobre as ações humanas no quotidiano que, neste sentido, devem minimizar os impactos negativos por meio de práticas mais sustentáveis.
O turismo e a indústria hoteleira são vistos como uma fonte cultural, social, ambiental e económica de benefícios, porém, devido ao rápido crescimento do turismo e dos hóspedes, o seu impacto negativo é cada vez maior, acabando por gerar graves problemas para o meio ambiente. Desta forma, a adoção de práticas socialmente e ambientalmente responsáveis é um método para as empresas turísticas reduzirem o impacto negativo da sua atividade, sendo também uma componente crucial para o crescimento do turismo sustentável no setor turístico
Atualmente, a mudança no setor e a implementação de práticas sustentáveis neste setor é cada vez mais impulsionada pelo consumidor, que se demonstra cada vez mais exigente e preocupado não só com o preço e a qualidade do produto. Neste sentido, os normativos técnicos e as certificações que garantem a satisfação dessas exigências ganham cada vez relevância no setor do turismo, associado ao desenvolvimento sustentável.
A sustentabilidade no turismo é um caminho sem retorno, com crescente consciência por parte dos agentes do setor, à escala mundial. Existe uma crescente preocupação com o estado do planeta que proporciona uma reflexão sobre as ações humanas no quotidiano que, neste sentido, devem minimizar os impactos negativos por meio de práticas mais sustentáveis.
O turismo e a indústria hoteleira são vistos como uma fonte cultural, social, ambiental e económica de benefícios, porém, devido ao rápido crescimento do turismo e dos hóspedes, o seu impacto negativo é cada vez maior, acabando por gerar graves problemas para o meio ambiente. Desta forma, a adoção de práticas socialmente e ambientalmente responsáveis é um método para as empresas turísticas reduzirem o impacto negativo da sua atividade, sendo também uma componente crucial para o crescimento do turismo sustentável no setor turístico
Atualmente, a mudança no setor e a implementação de práticas sustentáveis neste setor é cada vez mais impulsionada pelo consumidor, que se demonstra cada vez mais exigente e preocupado não só com o preço e a qualidade do produto. Neste sentido, os normativos técnicos e as certificações que garantem a satisfação dessas exigências ganham cada vez relevância no setor do turismo, associado ao desenvolvimento sustentável.
O papel das unidades hoteleiras na promoção do turismo sustentável
O Turismo Sustentável na Gestão Hoteleira desempenha um papel crucial na procura por um setor hoteleiro mais responsável e ambientalmente consciente. Os hotéis têm a responsabilidade de contribuir para a preservação do meio ambiente, apoiar as comunidades locais e promover práticas sustentáveis em toda a sua operação.
O envolvimento com as comunidades locais é fundamental para a promoção do turismo sustentável. Ao estabelecer um hotel numa qualquer região, é importante que a comunidade local seja beneficiada de forma significativa e equitativa. Isso pode ser alcançado através de parcerias com fornecedores locais, da contratação de colaboradores que habitem na região e no investimento em programas de capacitação e desenvolvimento profissional para os membros da comunidade. Além disso, os hotéis podem também colaborar em projetos comunitários, contribuir para a melhoria de infraestruturas locais e participar ativamente no crescimento socioeconómico da região. Ao envolver a comunidade local, respeitando e enaltecendo a sua cultura, tradições e valores, a hotelaria sustentável fortalece os laços sociais e promove uma relação de longo prazo baseada na cooperação e benefício mútuo.
A sensibilização dos hospedes é outro ponto fundamental no papel do setor hoteleiro para o turismo sustentável. Os hotéis podem fornecer informações e incentivos aos hóspedes para que adotem práticas mais responsáveis. Além disso, oferecer experiências de turismo sustentável, pode aumentar a conscientização dos hóspedes sobre a importância da preservação do meio ambiente e do património cultural (Santos, 2022).
Práticas sustentáveis aplicáveis à gestão hoteleira:
Em termos de responsabilidade ambiental, os hotéis podem adotar várias práticas para reduzir seu impacte no meio ambiente. A implementação de sistemas eficientes de gestão de energia e água, a utilização de fontes renováveis de energia (como energia solar), a adoção de políticas de redução de resíduos e a implementação de técnicas de reciclagem são práticas que permitem não apenas reduzir o impacto ambiental, mas também criar modelos de negócio responsáveis, contribuindo para a preservação do meio ambiente e para a construção de um futuro mais sustentável (Santos, 2022).
Normas e Certificações de Sustentabilidade para hotéis
As normas e certificações de sustentabilidade para hotéis desempenham um papel fundamental na indústria do turismo. Estas normas e certificações garantem que o estabelecimento responde a padrões rigorosos de sustentabilidade, abrangendo diversos aspetos, como a gestão ambiental, o uso eficiente dos recursos naturais, o tratamento justo dos trabalhadores e a conservação da fauna e flora local. Ao mesmo tempo, permitem ao consumidor ter a confiança de que suas preferências e preocupações em relação à sustentabilidade estão sendo atendidas.
De seguida, destacam-se os normativos técnicos mais relevantes e alguns exemplos de certificações de sustentabilidade.
- Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9001) –No contexto da sustentabilidade nos hotéis, esta norma assume um papel significativo na implementação de práticas responsáveis, melhoria da satisfação do cliente e monitorização do impacto ambiental e social (APCER, 2019);
- Sistema de Gestão Ambiental (ISO 14001) – No contexto da gestão sustentável dos hotéis, esta norma desempenha um papel crucial na implementação de práticas ambientalmente responsáveis, com o objetivo de minimizar o impacto ambiental das operações hoteleiras. Através de uma abordagem estruturada e orientada à melhoria contínua, os hotéis podem identificar, controlar e reduzir os impactos ambientais negativos, bem como promover o uso mais eficiente dos recursos naturais, como água e energia. Também incentiva a participação ativa dos colaboradores e a sensibilização dos hóspedes para as questões ambientais, reforçando o compromisso geral com a sustentabilidade (APCER, 2019);
- Sistema de gestão da sustentabilidade para meios de hospedagem – requisitos (ISO 21401) – É uma norma internacional que estabelece diretrizes para a implementação de um sistema de gestão da sustentabilidade, incluindo os principais aspetos da sustentabilidade que devem ser geridos pelo estabelecimento hoteleiro, como por exemplo:
- Dimensão ambiental: o consumo de água, energia, a produção de resíduos e a proteção da fauna e da flora;
- Dimensão sociocultural: a criação de trabalho e renda, a valorização da cultura e o desenvolvimento da comunidade local;
- Dimensão económica: a prevenção de acidentes com clientes e colaboradores, a satisfação dos clientes e a viabilidade económica do seu empreendimento (Garrido, 2018).
- Certificação Rainforest Alliance – Reconhece hotéis que demonstram altos padrões de sustentabilidade nas suas operações, gestão ambiental e compromisso com as comunidades locais. Ao obter este certificado, os hotéis garantem que os seus produtos são cultivados e colhidos em explorações agrícolas que promovem padrões sociais, económicos e ambientais para uma agricultura sustentável. Abrange a conservação do ecossistema, proteção da vida selvagem, tratamento justo e boas condições de trabalho para os trabalhadores (APCER, 2019);
- Certificação Green Key – Este certificado é o principal padrão de excelência no domínio da responsabilidade ambiental e do funcionamento sustentável no sector do turismo. Representa um compromisso das empresas de que as suas instalações cumprem os critérios rigorosos estabelecidos pela Fundação para a Educação Ambiental. Garante aos hóspedes que estão a ajudar a fazer a diferença para o ambiente. Os elevados padrões ambientais esperados destes estabelecimentos são mantidos através de uma documentação rigorosa e de auditorias frequentes (Associação Bandeira Azul da Europa, 2023);
- Certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) – é um sistema de certificação de construções sustentáveis que tem como objetivo promover práticas construtivas mais eficientes e menos prejudiciais ao meio ambiente. A certificação LEED beneficia tanto o meio ambiente quanto os proprietários dos edifícios. Além de reduzir o impacto ambiental e contribuir para a sustentabilidade, os edifícios certificados LEED geralmente têm custos de operação e manutenção mais baixos, são mais saudáveis e confortáveis para os ocupantes e têm maior valor de mercado (Konceptness, 2023).
Desafios e barreiras para a implementação da sustentabilidade:
Apesar dos avanços significativos alcançados no setor de turismo em relação à sustentabilidade, ainda persistem desafios e barreiras que devem ser ultrapassados para tornar a indústria ainda mais sustentável. Algumas dessas barreiras e desafios são:
- A falta de conhecimento e eficiência na implementação de medidas sustentáveis nos hotéis, onde gestores não reconhecem a importância dos benefícios económicos, sociais e ambientais, priorizando apenas os custos de implementação;
- Falta de conhecimento técnico para implementar alternativas mais ecológicas e ausência de uma estratégia efetiva de promoção no mercado do turismo eco-friendly;
- O investimento e os custos de implementação de soluções sustentáveis em muitos países ainda são elevados em comparação com as opções convencionais. A maioria dos gestores considera apenas o custo inicial, que geralmente é maior para as práticas sustentáveis;
- A adesão às medidas de boas práticas sustentáveis por parte do staff e dos hóspedes é um fator crucial para a implementação bem-sucedida de práticas sustentáveis na atividade hoteleira diária. No entanto, a elevada rotação dos trabalhadores e necessidade de formação repetida e dispendiosa considera-se um grande obstáculo à implementação de medidas sustentáveis (Brites, 2022).
Por fim…
Cada medida adotada na direção da sustentabilidade é fundamental e uma gestão hoteleira sustentável requer o compromisso conjunto do setor para enfrentar os desafios ambientais e sociais. O caminho para um turismo mais consciente e responsável envolve o compromisso de todas as partes interessadas, procurando harmonizar o crescimento económico com a preservação do meio ambiente e o bem-estar das comunidades locais.
Referências
APCER. (2019). ISO 9001 – Sistema de Gestão Ambiental. URL: https://apcergroup.com/pt/certificacao/pesquisa-de-normas/169/iso-14001 [Acedido em julho de 2023].
APCER. (2019). ISO 9001 – Sistema de Gestão de Qualidade. URL: https://apcergroup.com/pt/certificacao/pesquisa-de-normas/81/iso-9001 [Acedido em julho de 2023].
APCER. (2019). Rainforest Alliance. URL:https://apcergroup.com/pt/certificacao/pesquisa-de-normas/2613/rainforest-alliance [Acedido em julho de 2023].
Associação Bandeira Azul da Europa. (2023). Green Key – Quem somos. URL: https://greenkey.abae.pt/sobre/#quem-somos [Acedido em julho de 2023]
Brites, Inês (2022). Os desafios da sustentabilidade na hotelaria (Tese de Mestrado). Universidade do Algarve, Portugal. URL: https://sapientia.ualg.pt/bitstream/10400.1/18952/1/TESE%20FINAL%2004.08.pdf [Acedido em julho de 2023]
Garrido, A. (2018). A norma ISO 21401:2018 – Sistema de Gestão da Sustentabilidade para Meios de Hospedagem – Requisitos: uma visão moderna e atual para gestão dos meios de hospedagem. URL: https://alexandregarrido.blog/2018/12/19/a-norma-iso-214012018-sistema-de-gestao-da-sustentabilidade-para-meios-de-hospedagem-requisitos-uma-visao-moderna-e-atual-para-gestao-dos-meios-de-hospedagem/ [Acedido em Julho de 2023]
Konceptness. (2023). LEED. URL: https://konceptness.pt/servicos/sustentabilidade/licenciamento-de-edificios/?gclid=CjwKCAjwt52mBhB5EiwA05YKo0Q6Jp-qQERvX_JhgcxXe-8QRNEY5t39StIbexuwZKmHCqT82yWMdBoCRnwQAvD_BwE [Acedido em julho de 2023]
Santos, Maria (2022). A Responsabilidade Social na Indústria Hoteleira (Tese de Mestrado). Politécnico do Porto, Porto, Portugal. URL: https://recipp.ipp.pt/bitstream/10400.22/17157/1/DM_MariaSantos_MGIQAS_2020.pdf [Acedido em julho de 2023]