Digite o que quer pesquisar:

Make your own custom-made popup window!

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore

    O que é a iniciativa Plastic Free July?

    BoG / Blog  / O que é a iniciativa Plastic Free July?

    O que é a iniciativa Plastic Free July?

    O mês de julho está quase no fim e este tem sido, nos últimos anos, um mês dedicado à sensibilização para a utilização do plástico, quer pela divulgação de boas práticas que permitam a sua redução, quer pelo incentivo a um melhor uso, quer pela desmitificação de algumas questões. Afinal, o plástico não é o inimigo número um do planeta, mas tem, no entanto, de ser utilizado de forma racional, responsável e sustentável.

    A Plastic Free July é a iniciativa chave da Plastic Free Foundation, cujo objetivo é trabalhar na implementação de um mundo livre do desperdício de plástico. Com início no ano de 2011, a campanha Plastic Free July é o resultado de anos de trabalho árduo. Consulte o 2021 Impact Report, para mais detalhes.

    Após 6 anos, a campanha Plastic Free July superou as expectativas, e foi fundada a Plastic Free Foundation Ltd. como uma entidade independente e sem fins lucrativos, de modo a dar apoio aos participantes e promover o crescimento da campanha.

    A missão da Plastic Free Foundation é baseada por valores considerados fundamentais, tais como:

    • Honestidade e integridade;
    • Inclusão de pessoas, ideias, visões e abordagens;
    • Foco na promoção de soluções;
    • Autenticidade e colaboração;
    • Crença de que as pequenas mudanças contribuem para a grande diferença.

     

    Dados recentes sobre o plástico em Portugal

    A Sociedade Ponto Verde apresenta estatísticas sobre a recolha seletiva desde o ano 1998, considerando os materiais que são mais recolhidos de forma seletiva nos circuitos urbanos, tais como o vidro, o plástico, o papel/cartão, e o metal.

    Considerando os últimos 3 anos, a recolha seletiva de plástico tem vindo a aumentar: 63 443 toneladas em 2019, 68 235 toneladas em 2020 e 77 492 em 2021.

    Verifica-se que a recolha dos resíduos urbanos compostos por plástico ainda é inferior a 20% considerando os 3 anos transatos, mas que a quantidade deste tipo de resíduos tem vindo a crescer.

    Em Portugal, ainda não reciclamos o suficiente.

     

    O Pacto Português para os Plásticos (PPP) como iniciativa recente da Smart Waste Portugal

    O PPP constitui uma plataforma de colaboração que reúne as diferentes partes da cadeia de valor nacional do plástico: Governo, produtores, retalhistas, entidades de reciclagem, universidades, ONG’s, associações e outros. A iniciativa faz parte da rede global de Pactos da Fundação Ellen MacArthur e é liderada pela Associação Smart Waste Portugal, com o apoio do Ministério do Ambiente e Ação Climática, do Ministério do Mar, do Ministério da Economia e Transição Digital, e do Presidente da República, o Pacto Português para os Plásticos (PPP).

    O seu objetivo principal é resolver os problemas associados ao plástico ao longo de todo o seu ciclo de vida e promover a economia circular, estimulando o diálogo, as parcerias e a colaboração entre os seus membros para o desenvolvimento de soluções inovadoras que permitam acelerar a transição para uma economia circular para os plásticos em Portugal.

     

    O PPP e o Roadmap 2025

    Com a visão da economia circular para os plásticos a salvaguardar, os membros do PPP definiram o Roadmap 2025, um documento colaborativo que estabelece a estratégia dos membros para um conjunto de cinco metas até 2025. Apresenta os resultados ambicionados no curto, médio e longo prazos, assim como as atividades necessárias à sua concretização, identifica também os principais desafios e oportunidades, definindo responsabilidades individuais e coletivas.

    Deixamos aqui as 5 Metas propostas pelo PPP:

    1. Eliminar os plásticos de uso único considerados problemáticos e/ou desnecessários;
    2. Garantir que 100% das embalagens de plástico são reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis;
    3. Garantir que 70%, ou mais, das embalagens plásticas são efetivamente recicladas, através do aumento da recolha e da reciclagem;
    4. Incorporar, em média, 30% de plástico reciclado (plástico reciclado pós consumo) nas novas embalagens de plástico;
    5. Promover atividades de sensibilização e educação aos consumidores (atuais e futuros) para a utilização circular dos plásticos.

     

    Todas a políticas e estratégias são importantes para minorar as consequências de um problema que é de todos. A responsabilidade também é de todos, incluindo dos cidadãos no seu dia-a-dia. Recorde aqui 31 dicas para reduzir a utilização de plástico descartável!

     

    Fontes:

    Plastic Free July by Plastic Free Foundation (2022). About Us. URL: https://www.plasticfreejuly.org/

    Sociedade Ponto Verde (2022). Institucional: Estatísticas. URL: https://www.pontoverde.pt/numeros.php

    Pacto Português para os Plásticos (2022). O Pacto. URL: https://www.pactoplasticos.pt/