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    Poupar o ambiente a conduzir

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    Poupar o ambiente a conduzir

    O setor dos transportes tem vindo a registar progressos no que respeita à redução das emissões de CO2, sendo o desenvolvimento tecnológico o maior responsável no cumprimento desse objetivo. De acordo com o World Business Council for Sustainable Development, a mobilidade sustentável “é a capacidade de dar resposta às necessidades da sociedade em deslocar-se livremente, aceder, comunicar, transacionar e estabelecer relações, sem sacrificar outros valores humanos e ecológicos, hoje e no futuro”.

    Nas últimas semanas falamos deste conceito e das alternativas que existem à mobilidade convencional. No entanto, se focarmos a questão do transporte individual e da aquisição de veículos elétricos, facilmente se conclui que nem sempre são uma opção viável para as famílias portuguesas, pelos custos de aquisição por vezes mais elevados que um veículo dito convencional ou, até, pela impossibilidade de carregar o veículo em casa. Assim, mesmo com os apoios do estado, em 2020, apenas 5,39% dos veículos vendidos em Portugal foram elétricos, face a um total de 145 137 veículos adquiridos. Por sua vez, os híbridos Plug-In e híbridos elétricos representaram, respetivamente, 13,57% e 8,20% das vendas.

    A título de exemplo, o Incentivo pela Introdução no Consumo de Veículos de Baixas Emissões, financiado pelo Fundo Ambiental, aplica-se a veículos 100% elétricos que integram diferentes tipologias de apoios e beneficiários distintos, nomeadamente: ligeiro de passageiros, logística urbana e mobilidade ativa ciclável e duas rodas. As candidaturas para este Incentivo estão abertas até 30 de novembro de 2021. Outro apoio disponibilizado é o Programa de Apoio à Mobilidade Elétrica na Administração Pública. Cada um dos Incentivos à Aquisição de Veículos Elétricos tem regras específicas referente aos veículos e utilizadores elegíveis para a candidatura.

    Apesar do cenário atual, que nos mostra uma maioria de veículos movidos a combustíveis fósseis, é sempre possível a adoção de hábitos de condução mais eficiente e seguros, que se traduzem numa redução dos consumos de combustível e, consequentemente, na emissão de poluentes, contribuindo ainda para a promoção da segurança rodoviária.

    O que é a Eco-condução?

    A Eco-condução é uma forma de condução eficiente que permite reduzir:

    • o consumo de combustível;
    • a emissão de gases poluentes (principalmente óxidos de azoto e de enxofre) e de partículas resultantes da insuficiente combustão dos hidrocarbonetos;
    • a emissão de gases com efeito de estufa (GEE), sobretudo dióxido de carbono ( CO2), que contribuem para o aquecimento global;
    • a sinistralidade, tendo em conta que se diminuem as acelerações bruscas e as travagens, tornando a viagem também mais confortável.

    Neste sentido, o conceito de Eco-condução tem sido alvo de grande interesse em toda a Europa, nomeadamente ao nível do desenvolvimento de projetos que promovam boas práticas na condução, nomeadamente na Holanda, Finlândia, Espanha, Áustria, entre outros, sendo que em alguns destes países foram já implementados programas dedicados exclusivamente a este tema à escala nacional. Em Portugal têm vindo a ser desenvolvidas algumas iniciativas pontuais.

    Fique a conhecer as regras de ouro da eco-condução.

    Conselhos práticos para uma Eco-condução

    1. A escolha do carro terá implicações significativas ao nível dos consumos, das emissões e da segurança. Na compra do carro, pode ter em conta os seguintes aspetos: o tipo de combustível, a potência, a indicação dos consumos e das emissões, a aerodinâmica e todas as indicações sobre a eficiência e manutenção do veículo. Nos veículos novos, os consumos podem apresentar variações entre os 4 e 15 litros/100 Km. Quanto às emissões de CO2 dos veículos novos, estas podem oscilar entre os 115 e os 280 g/km;

    2. Ligar o motor do carro imediatamente antes do início da viagem e desligar o carro sempre que imobilizado mais do que um minuto;

    3. Conduzir a uma velocidade o mais constante possível. Reduzir o número de acelerações e travagens, especialmente as bruscas, melhora os consumos médios e aumenta o conforto durante a viagem. De acordo com o Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P., a poupança é de 15% de combustível conduzindo a 80 Km/h, em vez de 100 Km/h;

    4. Utilizar uma mudança alta na caixa de velocidades. Uma mudança alta contribui para uma rotação mais baixa e, por isso, uma redução no consumo de combustível. Com esta prática, o potencial de poupança é cerca de 10%;

    5. Sabia que, um aumento de 10% na velocidade pode provocar um aumento de 15% no consumo de combustível? Neste sentido, cumprir os limites de velocidade permite economizar combustível e contribuir para a segurança rodoviária;

    6. Manter o veículo engrenado nas descidas acentuadas. Em descidas com inclinação acentuada, pode manter o carro engrenado numa mudança compatível (travar com o motor). É mais seguro e o consumo de combustível é nulo.

    7. Adaptar a velocidade do veículo ao tráfego e evitar mudar de via de trânsito;

    8. Escolher o melhor percurso nas deslocações e tentar antecipar o fluxo de trânsito. Uma viagem bem planeada é um bom recurso para poupar combustível. O potencial de poupança é de 5%;

    9. Antecipar o fluxo de trânsito e escolher o melhor percurso. Esta é uma das medidas que permite poupar, aproximadamente, 5% do combustível;

    10. Evitar transportar bagagens no tejadilho da viatura. A alteração das características aerodinâmicas do veículo aumenta, em cerca de 5%, o consumo de combustível;

    11. Retirar toda a carga desnecessária do porta-bagagens e assentos traseiros. Neste caso, o potencial de poupança ronda os 3%;

    12. Evite utilizar o automóvel em deslocações curtas. Em viagens curtas, em vez de usar o automóvel, pode usar os transportes públicos ou optar por caminhar. Poupa combustível, reduz as emissões para o meio ambiente e pode contribuir para o seu bem-estar físico;

    13. Utilizar o ar condicionado com moderação. O sistema de ar condicionado pode consumir até meio litro de combustível por hora e, no início de cada viagem, pode representar um aumento de consumo de cerca de 10%;

    14. Verificar, todos os meses, a pressão dos pneus. A pressão errada obriga à substituição antecipada dos pneus. Uma pressão demasiado baixa aumenta a resistência de rolamento (desgaste lateral) e o consumo de combustível. Por outro lado, uma pressão demasiado alta provoca um desgaste no centro do pneu e uma menor aderência na condução. A pressão correta permite uma poupança até 3%;

    15. Manter o veículo afinado e verificar o nível do óleo com regularidade. Esta medida permite um potencial de poupança de 3%.

    16. Utilizar os transportes públicos permite economizar tempo, dinheiro e diminuir o stress, ao mesmo tempo que contribui para a melhoria da qualidade do ar nas cidades;

    17. Considerar a partilha de automóvel em deslocações para o trabalho ou de lazer.

    Como vemos, o papel do condutor e o tipo de condução praticada pelo mesmo têm influência muito significativa nos consumos médios, independentemente do veículo conduzido. Mesmo em veículos mais antigos é possível aplicar muitas das técnicas de eco-condução. Comece a aplicar estas regras de eco-condução, poupe no ambiente… e na carteira!

    Fontes:

    Fundo Ambiental (2021). 3ª Fase do Programa de Apoio à Mobilidade Elétrica na Administração Pública. URL: https://www.fundoambiental.pt/avisos-2021/mitigacao-das-alteracoes-climaticas/3-fase-do-programa-de-apoio-a-mobilidade-eletrica-na-administracao-publica-parte-3.aspx, acedido em outubro de 2021

    Fundo Ambiental (2021). Incentivo pela Introdução no Consumo de Veículos de Baixas Emissões. URL: https://www.fundoambiental.pt/avisos-2021/mitigacao-das-alteracoes-climaticas/incentivo-pela-introducao-no-consumo-de-veiculos-de-baixas-emissoes-2021.aspx, acedido em outubro de 2021

    IMT (2021). Eco-condução. URL: https://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/Condutores/Ecoconducao/Paginas/Ecoconducao.aspx, acedido em outubro de 2021

    IMT (s.d.). Manual de Eco-condução. Elaborado no âmbito do Projeto Eco-Condução Portugal, promovido pela ACAP e apoiado pelo IMTT. URL: https://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/Condutores/Ecoconducao/Paginas/Ecoconducao.aspx, acedido em outubro de 2021

    IMTT (s.d.). Mobilidade Sustentável: Introdução à temática da Eco-Condução. Gabinete de Planeamento Avaliação e Inovação, Lisboa

    SIC (2016). Dicas para poupar combustível. Reportagem realizada pelo jornalista Pedro Andersson do programa Contas Poupança e transmitida no dia 10 de novembro de 2016. URL: https://www.youtube.com/watch?v=kMgOzDm5fNY, acedido em outubro de 2021

    UVE (2021). Vendas de Veículos Elétricos em Portugal. URL: https://www.uve.pt/page/vendas-de-veiculos-eletricos-em-portugal/, acedido em outubro de 2021