Digite o que quer pesquisar:

Make your own custom-made popup window!

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore

    Projeto “Centro Interpretativo Ambiental do Parque Natural de Monte Gordo” na Ilha de São Nicolau, Cabo Verde – Parte II

    BoG / Blog  / Projeto “Centro Interpretativo Ambiental do Parque Natural de Monte Gordo” na Ilha de São Nicolau, Cabo Verde – Parte II

    Projeto “Centro Interpretativo Ambiental do Parque Natural de Monte Gordo” na Ilha de São Nicolau, Cabo Verde – Parte II

    A BoG finalizou no mês de dezembro o Centro Interpretativo Ambiental (CIA) do Parque Natural de Monte Gordo (PNMG), integrado no projeto de “Valorização do Parque Natural de Monte Gordo” na Ilha de São Nicolau, em Cabo Verde.

    O principal objetivo do CIA é promover a divulgação e sensibilização do património natural, histórico e cultural do PNMG, proporcionando aos visitantes do Parque a possibilidade de conhecer a diversidade existente. O CIA permitirá aos visitantes navegarem pelas vastas e ricas zonas deste território, potenciando o interesse para o visitar no terreno, através de meios expositivos e interativos, visuais e sonoros. O recurso a tecnologias digitais para experienciação de aspetos característicos do PNMG é uma inovação no turismo local, que se pretende assumir como mais inclusivo, independentemente das condições físicas, mentais ou sociais dos visitantes.

    O Centro Interpretativo

    O Centro Interpretativo contempla oito núcleos e um espaço lúdico/polivalente, como pode recordar no texto do blog de 27 de outubro de 2022.

    Ao entrar no CIA o visitante pode observar a primeira estação, o Painel de Entrada, que apresenta a logomarca do projeto e as entidades envolvidas na sua criação e execução. A forma de colocação deste painel no espaço físico tem como objetivo criar uma barreira visual, permitindo que o visitante vá descobrindo passo-a-passo, em cada viragem, os restantes elementos. Neste momento, o visitante já escuta as músicas tradicionais de São Nicolau, que tocam continuamente, como música de fundo.

    De seguida, à esquerda, o visitante encontra a segunda estação, o Herbário que, nas versões física e digital, dá especial destaque aos endemismos. Esta estação compreende diversos elementos de comunicação:

    • primeiro, um painel informativo que, além de identificar o espaço, contém uma breve descrição da flora do PNMG e da sua distribuição nas diferentes zonas do parque;
    • segundo, uma aplicação (acessível AQUI) que sistematiza todas as espécies presentes no herbário do PNMG. Este herbário digital é passível de ser acedido no CIA através de um tablet instalado de forma dedicada para este fim;
    • terceiro, exposição de algumas espécies endémicas protegidas em moldura com vidro para salvaguardar as suas características.

    Continuando a visita, chega-se à terceira estação, a Geologia, onde é possível conhecer mais sobre as rochas locais e onde estas podem ser tocadas, através do mostruário e “apalpário”. Foram selecionadas sete variedades de rochas existentes na área do PNMG e uma outra de fora desta área, devido às suas características únicas e diferenciadoras. Cada rocha exposta tem uma descrição no painel, além de uma carta geológica simplificada com explicação da história geológica de São Nicolau.

    Na quarta estação, Mapa de Percursos, apresenta-se ao visitante um mapa da ilha com todos os percursos pedestres sinalizados, destacando-se os existentes no PNMG. O código QR colocado na tela permite fazer o download de ficheiros (em formato .gpx ou .kml) nos quais está disponível informação adicional para realização do percurso de caminhada de forma autónoma.

    No final da sala fica a quinta estação, destinada ao Artesanato, com um espaço onde se apresentam as técnicas artesanais existentes no PNMG. Para a sua prossecução foi realizado levantamento dos artesões existentes na área do PNMG e nas zonas limítrofes, assim como das principais técnicas usadas por estes artistas. Este espaço, de 6 em 6 meses, terá exposições de diferentes artesãos. No arranque do CIA foi montada a exposição com as peças do artesão Miguel Fortes.

    No canto oposto ao artesanato local, está a Visita Virtual a 360º. A sexta estação tem uma apresentação de locais de difícil acesso do PNMG através de vídeos 360º. Com uns óculos de realidade virtual, disponíveis nesta estação, e on-line no Google Street Map é possível explorar cada um dos percursos em detalhe. Um painel informativo fixado na parede pretende despertar a curiosidade para esta exploração virtual.

    Na sétima estação, uma TV transmite, em permanência, informação complementar sobre o parque, através de uma compilação de imagens e informações sobre as caraterísticas gerais desta área protegida em termos ambientais, sociais e culturais. A apresentação preparada para este fim pode ser visualizada AQUI.

    Para terminar a visita, uma pequena cabine encerra em si o sossego suficiente para o visitante disfrutar dos Sons dos Animais. Com recursos a um tablet e uns auscultadores, o visitante pode conhecer e escutar as aves do PNMG. Foi realizada uma seleção de espécies, nomeadamente aves autóctones, residentes e migratórias. Para cada espécie, além de uma fotografia alusiva, são apresentadas as principais características ecológicas. Toda a informação compilada pode ser consultada numa aplicação desenvolvida pela equipa de projeto e instalada no tablet desta estação. Todos os conteúdos podem ser consultados AQUI.

    Como complemento, foram instalados dois Totens Polivalentes que podem ser usados como expositores complementares de materiais do PNMG. Estes dois expositores podem ser utilizados consoante as necessidades de exposição do CIA. À data, um deles está a ser usado para expor um réptil, um aracnídeo e quatro espécies da classe dos insetos. O outro permite a afixação de informações, resultados ou outros contributos dos visitantes do PNMG (desenhos, textos, poemas, entre outros).

    Se visitar Cabo Verde, não perca a oportunidade de conhecer a Ilha de São Nicolau e de visitar o Centro Interpretativo Ambiental do Parque Natural de Monte Gordo, a descoberta vai ser única!