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    Turismo sustentável – o novo paradigma do sector

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    Turismo sustentável – o novo paradigma do sector

    Organização Mundial do Turismo define “Turismo Sustentável” como o turismo que tem em conta os seus impactes económicos, sociais e ambientais, tanto atuais como futuros, atendendo às necessidades dos visitantes, da indústria, do meio ambiente e das comunidades onde se insere. Por sua vez, o Código Mundial de Ética do Turismo, que se constitui como um quadro de referência para o desenvolvimento responsável e sustentável do turismo mundial, dedica um dos seus princípios ao turismo enquanto fator de desenvolvimento sustentável, referindo que “O conjunto de atores do desenvolvimento turístico têm o dever de salvaguardar o ambiente e os recursos naturais (…)” e “Todos os tipos de desenvolvimento turístico que permitam economizar os recursos naturais raros e preciosos, nomeadamente a água e a energia, bem como evitar na medida do possível a produção de dejetos devem ser privilegiados e encorajados pelas autoridades públicas nacionais, regionais e locais”.

    É importante, no entanto, notar que o caminho para um setor do turismo sustentável não requer apenas uma liderança política forte, depende também da participação informada de todas as partes interessadas relevantes, o que inclui os diversos prestadores de serviços, os utilizadores e as comunidades em que as atividades turísticas se inserem. Este é um processo contínuo que requer uma monitorização constante dos impactes, assim como a introdução das medidas preventivas e/ou corretivas que se venham a revelar necessárias.

    Nos últimos anos, um pouco por todo o mundo, o turismo tem-se afirmado como um dos mais importantes motores de desenvolvimento económico. À semelhança do que se verifica noutros setores de atividade, também no turismo a sustentabilidade está no caminho para  deixar de ser um “nice to have” para passar a ser um “need to have”. A par disso, a sociedade, cada vez mais consciente e alerta para as questões ambientais e sociais, tem continuamente exigido serviços e produtos mais sustentáveis. Estas duas tendências colocam um enorme desafio a todos os intervenientes no sector e é inevitável colocar a questão: como podemos contribuir para a sustentabilidade no turismo?

    Nas próximas semanas falaremos da sustentabilidade em unidades de alojamento, assim como nos referenciais e certificações existentes, mas também de como cada um de nós pode viajar de forma mais sustentável.

    Contamos convosco!