“Uma Só Saúde”: a do Planeta, a das Pessoas e a dos Animais
A relação entre a saúde humana e o planeta é, de certa forma, notória, embora o verdadeiro alcance do seu significado possa ainda não fazer parte do entendimento geral. Para o público em geral é, por vezes, difícil explicar a persistência de velhas doenças e o surgimento de novas doenças dado o aumento do conhecimento científico e do investimento na saúde. Foi exatamente isto que aconteceu com a pandemia da Covid-19, em que a falta de surpresa entre os cientistas contrastou com uma opinião pública incrédula. Para os mais curiosos, pesquisem pela “doença X”, alvo de debate científico desde 2018.
Evolução histórica do conceito “Uma Só Saúde”
Em 2005, organizações ligadas à saúde promoveram uma iniciativa de sensibilização para a importância de uma abordagem multidisciplinar nesta área. A iniciativa emergiu de um sobressalto sanitário causado por um vírus da Gripe Aviária. O serotipo H5N1 do vírus Influenza A espalhou-se devido às migrações das aves silvestres. Para isso, a Organização das Nações Unidas (ONU), a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), o Banco Mundial (WB), a Sociedade Mundial para a Conservação da Vida Selvagem (WCS) e a Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO) promoveram reuniões interministeriais para implementar uma estratégia eficaz, onde se perspetivam os vetores do bem-estar humano na definição de políticas sanitárias: a saúde ambiental, a saúde animal e a saúde pública.
A iniciativa “Uma Só Saúde” não se trata de uma ideia nova e a história mostra com clarividência a presença deste conceito desde há 5 mil anos.
Os astrónomos, os filósofos e os sacerdotes da Antiguidade reconheciam o impacte negativo que as doenças dos animais e a higiene ambiental tinham na saúde humana, tendo alguns desses conhecimentos sido assimilados como dogmas nas religiões mais antigas. Os gregos, os romanos e os árabes elevaram esses conhecimentos a estatutos profissionais, restringindo as interações com animais, plantas e águas como forma de prevenção de doenças.
A partir do final do século XX, a revolução tecnológica tem vindo a permitir o acesso generalizado das populações a conhecimentos que, até há pouco, estavam na posse de um número restrito de especialistas. A iniciativa “Uma Só Saúde” irá apoiar-se, também, na gestão dos chamados metadados dos “big data”.
Conceito “Uma Só Sáude”
O conceito de “One Health” (“Uma Só Saúde”) é, então, uma abordagem colaborativa, multissectorial e transdisciplinar com vista a atingir uma saúde otimizada, que reconheça a interligação entre pessoas, animais, plantas e o meio ambiente. Isto é, reconhece que a saúde humana está relacionada com a saúde dos animais e do ambiente, ou seja, que a alimentação humana, a alimentação animal, a saúde humana e animal e a contaminação ambiental estão intimamente ligadas. A monitorização, vigilância e controlo de agentes infeciosos que podem cruzar espécies e barreiras ambientais são imperativos.
Atualmente, sabemos que:
- 60% dos agentes patogénicos que causam doenças humanas são originários de animais domésticos ou animais selvagens;
- mais de 20% das perdas globais de produção animal estão ligadas a doenças animais;
- a biodiversidade está a diminuir o que tem consequências alarmantes no ambiente, na natureza, na economia, na segurança alimentar e na qualidade de vida;
- as alterações climáticas podem influenciar a dinâmica das doenças da fauna selvagem.
Dada a diversidade de fatores críticos que podem atuar de forma nociva (alterações climáticas, emergência de agentes patogénicos, desequilíbrios de ecossistemas, entre outros) é necessária a mobilização de múltiplos setores da sociedade, de especialistas e de diversos stakeholders para trabalharem conjuntamente e promover boas práticas para fomentar o bem-estar e mitigar as ameaças à saúde e aos ecossistemas. Em linha com o conceito “Prevenir-Detetar-Responder”, o foco principal de “Uma Só Saúde” é reforçar a colaboração entre instituições, melhorando a cooperação transdisciplinar e integração de atividades por meio de Projetos de Pesquisa Conjunta, Projetos Integrativos Conjuntos e através de educação e formação nas áreas das Zoonoses Transmitidas por Alimentos (FBZ), Resistência Antimicrobiana (RAM) e Ameaças Emergentes (ET).
Neste sentido, um conjunto de organizações internacionais com atividade nas áreas da saúde humana, animal e ambiental, nomeadamente a Organização Mundial de Saúde (OMS); Organização Mundial de Saúde Animal (WAOH); Food and Agricultural Organization (FAO) e United Nations Environment Programme (UNEP) promoveram um Plano de Acão Conjunta para Uma Saúde, com o objetivo de aumentar a capacidade para:
- reforçar os sistemas de saúde numa abordagem integrada no conceito “Uma Saúde”;
- reduzir os riscos de epidemias e pandemias zoonóticas emergentes ou reemergentes;
- controlar e eliminar as doenças endémicas zoonóticas, tropicais negligenciadas ou transmitidas por vetores;
- reforçar a avaliação, gestão e comunicação dos riscos de segurança alimentar;
- limitar os efeitos das resistências aos antimicrobianos (RAM) e integrar a importância do equilíbrio ambiental na abordagem para «Uma Saúde».
Estes anos de pandemia facilitam a ilustração sobre o que está em causa: Só há uma saúde porque não é possível pensar a vida sem qualquer um dos elementos, ou, dizendo de outra forma, a saúde de uns impacta a saúde dos outros. Felizmente, a ciência tem cumprido o seu papel e, atualmente, não existe qualquer dúvida quanto à evidência de que a saúde é uma só e apenas quando for tratada enquanto tal conseguiremos encontrar soluções aptas a lidar com esta natureza.
Foi isto que a Covid-19 mostrou e é isto que quer dizer aprendermos com a pandemia.
Um problema de todos requer uma resposta de todos!
Fontes:
Bernardo, F. (2022). Evolução histórica do conceito Uma Só Saúde. Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade de Lisboa
Correia, T. (2022). Uma só saúde. URL: https://sicnoticias.pt/pais/2022-04-11-Uma-so-saude-4d0b027d [acedido em fevereiro de 2023]
DGAV (2022). Dia Mundial de Uma Só Saúde. URL: https://www.dgav.pt/destaques/noticias/dia-mundial-de-uma-so-saude-2022/ [acedido em fevereiro de 2023]
DGAV (2022). Uma só Saúde. URL: https://www.dgav.pt/acessorapido/conteudo/uma-so-saude/ [acedido em fevereiro de 2023]
Ecosofia X (2022). Conhece o conceito ‘uma só saúde’? Quais os ganhos para todas as espécies?. URL: https://expresso.pt/podcasts/ecosofia-x/2022-04-28-Conhece-o-conceito-uma-so-saude–Quais-os-ganhos-para-todas-as-especies–880340b6 [acedido em fevereiro de 2023]
SNS (2018). Conceito “Uma só Saúde”. URL: https://www.insa.min-saude.pt/instituto-ricardo-jorge-integra-consorcio-europeu-que-visa-promocao-de-conceito-uma-so-saude-2/ [acedido em fevereiro de 2023]