Um Natal + sustentável – Parte I
Da escolha da árvore de Natal às decorações, passando pelos presentes e embrulhos dos mesmos, a mudança arranca entre quatro paredes – mas há que saber por onde começar. Para que a falta de criatividade não seja desculpa apresentamos algumas dicas para tornar o seu Natal mais sustentável:
Comprar menos é SEMPRE a melhor opção!
Podemos mostrar afeto sem comprar bens materiais. “Menos é mais” é a lei que deve imperar, como tal, é preferível privilegiar a qualidade ao invés da quantidade! Conviva mais com os seus familiares e amigos. Marque aquele jantar ou café prometido e constantemente adiado. Um dos melhores presentes ainda é o tempo que podemos passar com aqueles que mais amamos.
Prendas e presentes
Se não quer abdicar dos presentes, existem inúmeras alternativas. Tudo depende do tipo de prenda que quer oferecer.
Experiências e donativos que são presentes
Mais do que bens materiais, este Natal, ofereça experiências e momentos únicos. Planeie uma viagem, ofereça a subscrição de uma revista ou jornal, a assinatura para uma plataforma, ou opte por promover a economia nacional oferecendo jantares ou donativos para uma instituição.
Relativamente a esta última sugestão, felizmente, multiplicam-se as campanhas que apelam à solidariedade, como tal, pode aproveitar o espírito natalício para ajudar e inspirar-se para 2023. O Natal é sempre que cada um de nós o quiser!
Presentes que são bilhetes
Outra opção é oferecer bilhetes para espetáculos, concertos, eventos ou exposições. Pense nos festivais do próximo verão ou num serão diferente e leve a família e amigos a ver uma peça de teatro. Ofereça cultura sem gerar resíduos, os vouchers até já podem ser digitais.
Oferecer conhecimento é uma boa opção!
E, por falar em experiências, porque não pensar numa próxima atividade a aprender ou num talento a melhorar? O que não faltam são opções.
Oferecer livros é também uma boa ideia. Pode ser um e-book. Se ler em formato digital não é opção, então opte por adquirir livros em segunda mão. Existem várias plataformas, como a Trade Stories, onde pode comprar e vender livros usados.
Se escolher comprar, opte pelo sustentável, nacional e local!
Os presentes não precisam de ser desmaterializados para serem sustentáveis. Prova disso é que pode oferecer produtos mais sustentáveis e motivar um amigo ou um familiar a aprimorar os seus hábitos. Ofereça uma garrafa reutilizável, um kit de talheres, produtos cosméticos naturais, uma ecobag, um caderno reutilizável, ou, até, postais que são plantáveis!
Se optar por artigos de beleza, estética, cosmética e higiene pessoal, considera oferecer marcas nacionais ou marcas que tenham a sustentabilidade como parte integrante da sua missão. Se optar por oferecer roupa ou artigos de moda, explore marcas portuguesas, desenvolvidas e produzidas por portugueses e que produzem de forma responsável. Se optar por oferecer produtos tecnológicos e outros gadgets, verifique quais as marcas mais seguras e ambientalmente mais sustentáveis.
Consumíveis
Se quiser oferecer comida (cabaz de produtos ecológicos, garrafa de vinho, etc.), pode optar por produtos nacionais e, se possível, de produção responsável – assim, para além de estar a ajudar o planeta, está também a contribuir para a economia do País.
Feitos por si
São imensas as opções disponíveis: vasos com suculentas; esfoliantes naturais com alfazema; azeite aromatizado com ervas; compotas caseiras; sais de banho com alfazema, etc.
Fonte: Blogue Cultivos da Caseiro
Fonte: Blogue Meia Malga
Decoração
Em contagem decrescente para uma das épocas mais festivas do ano, certamente já está a pensar em como vai decorar a sua casa. Este ano, o desafio passa por procurar métodos mais sustentáveis para a quadra natalícia. Nós damos-lhe uma ajuda com algumas ideias de decoração para um Natal sustentável.
Qual a melhor árvore?
Há quem utilize um pinheiro verdadeiro, quem use árvores artificiais e até quem opte por “árvores” mais criativas. Mas qual das opções é mais (ou menos) prejudicial ao planeta? Na verdade, depende. Saiba mais no texto do blog sobre o Natal do ano passado aqui (link do texto do ano passado).
Use desperdícios como enfeites
Com a árvore de Natal escolhida, já podes começar a pensar em decorações – que não têm necessariamente de passar por fitas e bolas de plástico ou por luzes cintilantes de alto consumo. Primeiro, importa procurar decorações mais antigas e reutilizá-las. Mas também pode ser criativo! A título de exemplo, pode fazer enfeites de Natal reciclados de cartão que vão juntar pequenos e graúdos e trazer diversão.
O que precisa:
- Rolos de papel higiénico ou de cozinha, ou qualquer pedaço de cartão;
- Tesoura;
- Lápis de cor;
- Fio.
Desenhe árvores, bolas, estrelas ou bonecos de neve, recorte e decore com lápis de cor ou restos de papel de embrulho. De seguida, faça um pequeno furo no topo de cada recorte. Passe a fio e dê um nó. Os recortes podem ter inúmeras funcionalidades: enfeitar a árvore, fazer uma grinalda, ou para cartões personalizados de boas festas.
Fonte: Missão Continente
Quanto à iluminação, também podes optar por um sistema de luzes LED. Esta opção tende a ser mais cara, no entanto, revela-se mais duradoura.
Embrulhos originais
Já pode embrulhar os presentes sem gastar um cêntimo. Para isso, basta explorar a despensa e perceber que tipo de materiais se adequam ao embrulho que procura e à dimensão do presente. Reduza este desperdício, embrulhando os seus presentes em papel que seria para reciclar (revistas, jornais, sobras, etc.), e aprimore na decoração do embrulho com materiais orgânicos, como arranjos de galhos de pinheiro ou azevinho e especiarias (pau de canela, estrela de anis). Utilize fio para juntar o material e cole o conjunto no seu presente. Um lenço ou um pano bonito pode também resultar num embrulho impressionante.
Caso não queira abdicar do embrulho tradicional, pode reutilizar o papel de prendas que tenha recebido anteriormente e aproveitar a dica para guardar o papel de embrulho dos presentes que ainda vai receber este Natal.
Independentemente do que escolher utilizar – papel de embrulho tradicional ou materiais reciclados –, importa que faça a separação dos diferentes resíduos e os encaminhe para reciclagem, utilizando os ecopontos correspondentes.
Fonte: Missão Continente
Na próxima semana, mesmo a tempo de planear a noite de Consoada, falaremos de opções mais sustentáveis para colocar na mesa.