Veículos Elétricos
Atualmente, os carros elétricos representam 2% das vendas a nível global e constituem 1% de todo o stock existente no mercado (IEA, 2021). De acordo com a International Energy Agency (2021), o stock de carros elétricos, em 2020, aumentou 43% face ao ano anterior. Com os progressos evidentes a nível tecnológico e com a diminuição de preços é previsível a expansão deste mercado.
Segundo dados da European Automobile Manufacturers’ Association (ACEA, 2021) as vendas em 2020 foram constituídas por 47,5% de veículos a gasolina, 28% de veículos a diesel, 11,9% híbridos elétricos e recarregáveis, 10,5% elétricos e outras energias 2,1%. Em Portugal, 10,5% dos veículos vendidos foram elétricos com os híbridos elétricos a representarem 11,9% das vendas.
Importa também analisar outras tipologias de veículos elétricos. Os veículos elétricos de duas rodas (bicicletas, motas e trotinetes, etc.) representam 20% de todos os veículos de duas rodas que circulam nas estradas (IEA, 2021). Relativamente aos autocarros elétricos, o mercado mais significativo (95%) é o chinês, assim como a maior parte dos pesados eletrificados estão também na China. A eletrificação do setor está a seguir em todas as direções com investimentos na aviação e nos veículos marítimos.
Alternativas aos veículos de combustão
Veículo 100% Elétrico
O veículo 100% ou BEV – Battery Electric Vehicle ou Elétrico puro tem como meio exclusivo de propulsão um ou dois motores elétricos alimentados por baterias, as quais são carregadas através de uma ligação à rede elétrica.
Atualmente existem modelos de todas as categorias de veículos com motor 100% elétrico: Passageiros e Mercadorias (Ligeiros e Pesados), Ciclomotores, Motociclos, Quadriciclos, Triciclos, etc. Tal como também bicicletas, trotinetes, barcos e aviões.
Veículo Elétrico com extensor de autonomia
O Veículo Elétrico com extensor de autonomia ou Híbrido em Série ou REX (Extended-Range Electric Vehicle) ou BEVx, é idêntico ao Veículo 100% Elétrico, mas incorpora um motor extra com outro combustível que serve de gerador para carregar as baterias do veículo em andamento. Estes veículos usam apenas o motor elétrico como meio de propulsão para se deslocarem. As baterias podem ser carregadas através de uma ligação à rede elétrica.
Veículo Híbrido Plug-In
O Veículo Híbrido Plug-In ou PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicle ou híbrido plug-in em paralelo, é um veículo que além de usar a motorização elétrica para se deslocar, usa igualmente um segundo motor alimentado por combustível. Não obstante, as baterias podem ser carregadas através de uma ligação à rede elétrica (carregamento da bateria numa tomada).
Carros a hidrogénio
Os carros a hidrogénio, utilizam uma tecnologia, conhecida como pilha de combustível ou Fuel Cell, que combina oxigénio e hidrogénio para criar um fluxo de eletrões que dão energia ao motor elétrico e carregam a bateria de alta voltagem.
Esta é considerada a mais ecológica de todas as tecnologias de mobilidade elétrica porque para além de não ter emissões diretas de CO2 ainda permite purificar o ar, emitindo apenas vapor de água. A tecnologia Fuel Cell também usa um motor elétrico, a diferença é que a energia que alimenta o motor é gerada no próprio automóvel ao combinar o hidrogénio com o ar (oxigénio) que gera eletrões que, por sua vez, vão alimentar o motor elétrico e a bateria de alta voltagem do carro a hidrogénio. Os carros a hidrogénio ainda não estão disponíveis em Portugal.
Elétrico vs. Combustão
Segundo a Environmental Protection Agency (EPA, 2018), as emissões médias de um veículo de passageiros com um motor de combustão é cerca de 250g/km de dióxido de carbono (CO2), com o diesel a poluir ligeiramente mais do que a gasolina (2690g/l de CO2 e 2350g/l de CO2 respetivamente), mas a ter mais economias na utilização. Para além do CO2, os veículos também emitem metano (CH4) e óxido nitroso (N2O) pelo escape e libertam hidrofluorcarbonetos (HFCs) devido ao funcionamento do ar condicionado. O Regulamento (UE) nº 517/2014, publicado pelo Parlamento e Conselho Europeu, relativo aos gases fluorados com efeito de estufa (HFCs), impõe restrições à sua utilização. Algumas dessas restrições entraram em vigor a partir de 2020 e um carro fabricado atualmente, na Europa, já não possui HFCs.
Estas são as emissões diretas que o veículo produz ao funcionar e ao queimar o combustível. Nas emissões diretas, os veículos elétricos têm (virtualmente) zero emissões, mas isto não significa que a sua energia seja 100% limpa. Visto que a eletricidade pode ter sido produzida numa central baseada em combustíveis fósseis.
Para além das emissões diretas existem as emissões de todo o ciclo de vida do automóvel. Estas emissões incluem as relacionadas com a produção do combustível (extração de petróleo ou exploração de lítio), distribuição, descarte e reciclagem.
A Transport & Environment (T&E) publicou um estudo, em abril de 2020, que compara as emissões de CO2 entre um carro com motor elétrico e um carro com motor de combustão interna. Neste estudo foram analisadas as emissões de CO2 durante o ciclo de vida de um carro elétrico, desde a exploração para obtenção dos minerais para fabrico das baterias, ao custo energético das mesmas, se forem fabricadas na China ou na Europa, ao fabrico do carro propriamente dito, e consumo energético durante a vida útil.
A conclusão do estudo é que os carros elétricos na Europa emitem, em média, três vezes menos CO2 do que os carros a gasolina / diesel.
No melhor cenário, com um carro elétrico a ser produzido e utilizado na Suécia, as emissões de CO2 são cerca de 81% menores que as emissões correspondentes a um carro a gasóleo / gasolina. Mesmo considerando o pior cenário de produção na China e de utilização de um carro elétrico na Polónia, onde o fabrico da eletricidade tem uma componente renovável ou de baixo carbono de apenas 15% a 20%, as emissões de CO2 do carro elétrico são cerca de 22% menores que as emissões correspondentes a um carro a gasóleo e 28% menores do que os carros a gasolina.
Portugal tem um mix de produção de eletricidade com uma componente renovável acentuada, permitindo que a utilização de um carro elétrico seja mais eficiente em Portugal do que na média dos países da União Europeia (UE). Anualmente, Portugal produz, em média, mais de 50% da sua eletricidade a partir de fontes renováveis ou de baixo carbono, sendo que pode chegar a valores diários que ultrapassam os 80% de eletricidade verde (Figura 2).
O potencial de redução das emissões de CO2 com todos os veículos elétricos (automóveis, ligeiros, pesados, de passageiros, comerciais, autocarros, motociclos, ciclomotores, etc.), sendo já uma realidade com enorme potencial de crescimento, exige políticas nacionais e europeias que permitam a aceleração na transição para uma mobilidade de zero emissões, eliminando, o mais tardar em 2035, as vendas de veículos com motores de combustão interna, em linha com o Pacto Ecológico Europeu (Green Deal) anunciado pela Comissão Europeia em dezembro de 2019.
A desinformação e as dúvidas levantadas relativamente à sustentabilidade dos Veículos Elétricos, por comparação com os Veículos a Combustão Interna, são constantes. É certo que nenhuma das alternativas é absolutamente isenta de impactes negativos para o meio ambiente. Se um carro elétrico é melhor que um carro a motor de combustão? A maioria dos estudos afirmam que sim. Se o hidrogénio é melhor do que um carro elétrico? Talvez. Vamos explorar esta questão na próxima semana!
Fontes:
European Environment Agengy – EEA (2021). Greenhouse gas emission intensity of electricity generation in Europe. URL: https://www.eea.europa.eu/data-and-maps/indicators/overview-of-the-electricity-production-3/assessment-1, acedido em setembro de 2021
International Energy Agency – IEA (2021). Global Electric Vehicles Outlook 2021. URL: https://www.iea.org/fuels-and-technologies/electric-vehicles, acedido em setembro de 2021
McKinsey & Company (2021). Why the automotive future is electric?. URL: https://www.mckinsey.com/industries/automotive-and-assembly/our-insights/why-the-automotive-future-is-electric?cid=other-eml-alt-mip-mck&hdpid=96d76f0c-5980-4930-976a-39c9ad7d3955&hctky=12030445&hlkid=997f52dcc51e43249d121c208c363bcf, acedido em setembro de 2021
Transport & Environment – T&E(2020).How clean are electric cars? T&E’s analysis of electric car lifecycle CO₂ emissions. URL: https://www.transportenvironment.org/wp-content/uploads/2020/04/TEs-EV-life-cycle-analysis-LCA.pdf, acedido em setembro de 2021
United States Environmental Agency – EPA) (2018). Greenhouse Gas Emissions from Typical Passenger Vehicle. URL: https://www.epa.gov/greenvehicles/greenhouse-gas-emissions-typical-passenger-vehicle, acedido em setembro de 2021
UVE (2020). Emissões de CO2. Mito desfeito. URL: https://www.uve.pt/page/emissoes-de-co2-mito-desfeito/, acedido em setembro de 2021