Viajar de forma mais sustentável (Parte 1)
O turismo é uma importante expressão da relação entre a natureza e a sociedade. Viajar é cada vez mais acessível e, como resultado, cada vez mais pessoas têm a oportunidade de o fazer. Viajamos por vários motivos: para fugir da rotina, para visitarmos amigos e familiares, para experimentar outras culturas, para ver monumentos, para absorver outras formas de arte. Viajamos porque sim. Para conhecer pessoas e para nos conhecermos a nós. Pela adrenalina, pela experiência, pelo prazer, pela atração pelo desconhecido. Mas viajar é, também, aprender. As consequências positivas ou negativas que gera, incidem fundamentalmente sobre os locais que não são sujeitos passivos de mudança. Assim, o turismo é, muitas vezes, criticado pelos impactos socioculturais e ambientais negativos que causa nas comunidades locais.
Praticar um turismo mais sustentável está ao alcance de todos nós e vai beneficiar o meio ambiente e contribuir para o bem-estar social, cultural e económico das populações locais. Trata-se fundamentalmente de fazer escolhas conscientes que ajudem a mitigar os impactes negativos que criamos quando viajamos. Deixamos algumas ideias a ter em conta antes das viagens:
- Evitar a época alta: Uma das questões fundamentais do turismo é a sua sazonalidade, pois, normalmente, elevadas taxas de sazonalidade significam condições de trabalho instáveis e pressão sobre os recursos. Ao viajar fora da época alta, está a contribuir para que o local ou região visitado não fique sobrelotado e, assim, os seus recursos naturais e humanos podem ser melhor geridos.
- Transportes: O avião é um meio de transporte rápido, cómodo, com preços bastante acessíveis, mas também bastante poluente. Sabemos que sem este meio de transporte, as viagens tornam-se mais demoradas, o que é incompatível com as agendas limitadas da generalidade das pessoas. Existem já várias companhias aéreas que apresentam programas de compensação de emissões de CO2.
- Bagagem: Leve o estritamente necessário na sua mala ou mochila. Quanto mais pesada a sua bagagem, mais o meio de transporte escolhido terá de carregar e menos eficiente será em termos de energia. Opte por incluir na bagagem produtos de higiene (cada vez mais existem opções isentas de plástico), garrafa reutilizável, talheres, recipiente para guardar comida e sacos reutilizáveis.
- Apoiar organizações que praticam um turismo mais sustentável: Procure informar-se sobre as políticas das empresas escolhidas, se existem práticas e medidas que tenham em conta a preservação do meio ambiente e a população dos destinos. Assim: procure unidades de alojamento, agências de turismo e operadores turísticos que apoiem a comunidade local, apresentando práticas ambientais e sociais responsáveis.