Digite o que quer pesquisar:

Make your own custom-made popup window!

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore

    Boas práticas ambientais nos Festivais de Verão

    BoG / Blog  / Boas práticas ambientais nos Festivais de Verão

    Boas práticas ambientais nos Festivais de Verão

    Portugal é um mundo de festivais de verão e de norte a sul há para todos os gostos. São já muitos os eventos que têm vindo a assumir o compromisso de diminuir o seu impacte ambiental negativo, mas todos os objetivos pensados e delineados pelas organizações apenas são alcançados com a colaboração de todos os intervenientes. Já são várias as iniciativas eco-friendly adotadas, nomeadamente ao abrigo do programa “Sê-lo Verde”, que promovem a natureza e a sua valorização como imagem de marca dos festivais. Em Portugal, os festivais de Verão têm adotado cada vez mais um posicionamento inovador e sustentável, na tentativa de também inspirar o público.

    O alcance dos Festivais de Verão permite que estes sejam eventos de referência e um forte veículo de comunicação para além da música, podendo contribuir para a introdução de alterações comportamentais e para ser um exemplo no compromisso com o meio envolvente e com a sua sustentabilidade.

    Do ponto de vista do evento, os casos em que exista campismo resulta, inevitavelmente, num maior impacte negativo. Aqui, o campista e festivaleiro têm responsabilidade acrescida no que toca ao desempenho ambiental do festival. Depois de um interregno quase total de dois anos, é esperado com ansiedade o regresso dos grandes eventos em 2022. Tendo isto em vista, deixamos algumas Boas Práticas Ambientais:

    1. Optar por utilizar os meios de transporte partilhado ou coletivo para chegar ao Festival. Existem várias opções como o autocarro, o comboio e as boleias partilhadas, entre outros. Alguns festivais facilitam este processo com uma rede de transportes organizada. Dá imenso jeito! Estacionar é sempre um problema!

    2. Colocar os resíduos no contentor / recipiente próprio para o efeito. Esta é simples e uma prática normalmente já aplicada em casa. No caso de o festival ter acampamento, coloque recipientes / caixotes para cada um dos resíduos junto da zona do acampamento. É uma boa solução para os mais preguiçosos!

    3. Não deitar as beatas para o chão. A cada minuto, 7000 beatas são atiradas para o chão em Portugal. Os cinzeiros portáteis ou de bolso são já uma opção para quem ainda não conseguiu deixar de fumar. Quando não existirem cinzeiros por perto, basta colocar as beatas dentro do cinzeiro portátil e está feito!

    4. Poupar água e garantir que as torneiras ficam bem fechadas. O papel de cada um é determinante, principalmente, quando sabemos que juntos podemos fazer a diferença. Para poupar centenas de litros de água, basta alterar pequenos hábitos diários como um duche de 5 minutos e fechar a torneira quando a água não está a ser utilizada.

    5. Poupar energia elétrica – não é preciso estar sempre ligado à corrente. Aproveitar os momentos incríveis que um festival proporciona, sem as distrações digitais e as redes sociais, pode ser a melhor escolha. Alguns festivais já oferecem equipamentos para carregar os telemóveis através de energia solar.

    6. Não sujar e não deteriorar a paisagem. Deixar o lugar a que chegamos melhor do que aquilo que encontramos é a regra de ouro!

    7. Não fazer chamas que possam causar danos. Todos os anos, durante os meses de verão, os incêndios florestais são notícia em Portugal. Não é possível controlar a meteorologia, mas há cuidados que podemos ter e comportamentos que devemos adotar por um país sem fogos. Um ato simples pode ter consequências incalculáveis.

    8. Se observar algum comportamento ambientalmente incorreto, corrija-o. A literacia ambiental é fundamental para alcançar um ambiente mais sustentável. Promover comportamentos pró-ambientais também deve ser o papel de cada um de nós. Vale sempre a pena tentar.

    9. Se levar algo consigo, traga-o quando regressar a casa. No fim do festival, não deixe vestígios da sua presença.

    10. Dica Eco Friendly: Pode e deve fazer a sua parte todos os dias. Antes do festival, durante o festival e depois do festival. No seu dia-a-dia sempre ao som de boas músicas!

    É efetivamente possível haver um equilíbrio entre o meio ambiente e a música!