BoG mantém parceria ambiental com o Porto Beer Fest 2024
Decorreu de 12 a 16 de junho a 8ª edição do Porto Beer Fest (PBF), novamente nos Jardins do Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto. Este evento icónico congregou alguns dos melhores cervejeiros do mundo, apresentando mais de 400 cervejas artesanais distintas.
Na edição deste ano a organização empenhou-se em continuar o trabalho iniciado na edição anterior, aprimorando a sustentabilidade do evento. Neste esforço, a BoG colaborou novamente com a Octávio & Giestal Lda., assegurando a componente ambiental do PBF 2024.
A história do Porto Beer Fest
Desde 2013, a Octávio & Giestal Lda. tem-se destacado como líder no setor de eventos cervejeiros em Portugal, alcançando reconhecimento internacional pelo seu pioneirismo. Os promotores estão à frente da organização de vários eventos, incluindo o Art Beer Fesr, o Porto Beer Fest, Alameda Beer Fest, Lisbon Beer Generation, Oliva Beer Mind, Beer Promenade, Aveiro Craft Beer Fest e A Beer In The Sky, entre outros.
Nesta edição, o PBF consolida-se como um marco no calendário europeu de festivais de cerveja. O evento não só oferece uma seleção de mais de 400 variedades de cervejas artesanais, das clássicas às mais inovadoras, mas também proporciona uma rica programação cultural que inclui degustações, gastronomia e workshops. O PBF é também uma celebração de música ao vivo e convívio, atraindo visitantes que procuram desfrutar de momentos agradáveis ao som de boa música e excelente cerveja.
Certificação Coração Verde Lipor
Para dar continuidade às medidas implementadas na edição anterior (saiba mais aqui), o PBF candidatou a edição deste ano à certificação Coração Verde (CCV) da LIPOR.
Esta certificação vai além de um mero reconhecimento, implicando um compromisso ativo com a sustentabilidade. Ao aderir a este desafio, as entidades recebem apoio técnico de uma equipa especializada da LIPOR, que lidera todo o processo desde o diagnóstico inicial até à definição e implementação de um plano de ação. Este plano foca-se, particularmente, na implementação de práticas sustentáveis na gestão de resíduos, visando alcançar o estatuto de Coração Verde.
Os principais critérios para a obtenção da certificação “Coração Verde” são variados e abrangem:
1. Demonstrar hábitos de redução
- Demonstrar hábitos de reutilização de bens.
- Promover boas práticas para o tratamento local de biorresíduos.
- Aumentar a quantidade e qualidade de resíduos seletivos enviados para reciclagem.
2. Gestão de equipamentos e recolhas
- Garantir a existência de equipamentos adequados no espaço.
- Utilizar uma tipologia variada de equipamentos (pontos intermédios e final).
- Assegurar recolhas eficientes no ponto de deposição final.
3. Preservação dos ecossistemas
- Promover o usufruto da comunidade e a recirculação de nutrientes e água.
- Fomentar a biodiversidade e preservar a paisagem.
4. Suporte e Educação Ambiental:
- Informar, formar e comunicar hábitos sustentáveis junto da comunidade.
Iniciativas implementadas no PBF 2024
O PBF está comprometido com práticas sustentáveis em todas as suas atividades, atuando em quatro áreas principais: recursos, energia, emissões e educação. De seguida, elencamos algumas das medidas implementas em cada uma das áreas:
Recursos
- A utilização de materiais reutilizáveis foi priorizada e foram utilizadas estruturas modulares reaproveitáveis nos stands dos cervejeiros, permitindo retirar o material sem o danificar. Estes são utilizados de edição para edição e noutros eventos;
- Todos os parceiros foram sensibilizados para a utilização de materiais que facilitem os processos de reciclagem e compostagem;
- Optamos, sempre que possível, pelo aluguer de equipamentos (som, lâmpadas, etc.) em vez da compra;
- Promovemos a comunicação digital com os visitantes, nomeadamente através das redes sociais e website;
- Foi estabelecida uma parceria com o Movimento Refood para o resgate de refeições excedentes, minimizando assim o desperdício alimentar;
- No recinto do festival existiam bebedouros e dispensadores de água potável, tanto para visitantes como para animais de estimação. As torneiras tinham temporizador;
- Foram distribuídos contentores específicos para diferentes tipos de resíduos, com sinalética clara para assegurar a correta separação e reciclagem, abrangendo todo o recinto do festival;
- Os contentores espalhados no recinto foram identificados e numerados em planta e foi feita uma avaliação/monitorização diária da existência de contaminantes.
- Foi estabelecida uma parceria com a associação CAIS Recicla, para entrega das lonas publicitárias do festival, reduzindo-se a produção de resíduos e promovendo-se o upcycling destes materiais.
- O PBF garantiu, em parceria com a Lipor e Porto Ambiente, a recolha e encaminhamento para reciclagem de todos os fluxos de resíduos registados no festival.
Energia
- Ao contrário da edição passada, este ano não se recorreu a geradores a gasóleo para satisfazer as necessidades energéticas do festival, como ecrãs, som e iluminação.
- A iluminação, vigilância e segurança no recinto foi reforçada, garantindo um ambiente seguro para todos os visitantes.
- Foram utilizadas lâmpadas de baixo consumo, como as lâmpadas LED, em todos os espaços.
- Foi implementada uma rotina de “equipamentos desligados”, garantindo que só são ligados quando necessário.
- Promovemos, junto dos parceiros, uma gestão eficaz e eficiente da energia, evitando consumos desnecessários.
Emissões
- Privilegiamos, sempre que possível, reuniões e contactos com os parceiros através de plataformas digitais, evitando deslocações desnecessárias.
- Informamos, através dos canais de comunicação, todas as opções de transporte público e alternativas sustentáveis disponíveis para facilitar o acesso ao festival.
- Disponibilizamos bike park acessível e seguro no recinto do festival.
- O festival tinha um sistema cashless para tornar o evento mais prático, seguro e eficiente.
- A bilhética foi desmaterializada e, em parceria com o MB Way, sensibilizou-se para a não impressão dos talões nos terminais de pagamento. Benefícios que se traduziram também numa redução de papel desperdiçado e na emissão de CO2 para a atmosfera.
- A distribuição de folhetos no evento foi evitada, privilegiando a publicidade e comunicação através de meios digitais. Esta política foi estendida aos parceiros.
Educação
- Os objetivos em termos de prevenção e separação de resíduos foram comunicados a todas as partes interessadas, nomeadamente parceiros, food trucks, cervejeiros, equipas de limpeza e visitantes.
- As práticas sustentáveis adotadas no evento foram comunicadas aos visitantes, através do mini-guia de boas práticas.
- Foram promovidas ações de formação antes do festival, dirigidas aos operadores dos food trucks, cervejeiros e equipas de limpeza, focadas na gestão dos resíduos, desperdício alimentar, consumo e produção sustentáveis.
- Todos os elementos da equipa foram envolvidos e sensibilizados para as boas práticas ambientais.
- Sensibilizamos para o combate ao desperdício alimentar, incentivando a redução de sobras de comida e o aproveitamento integral dos alimentos.
- O público em geral foi sensibilizado para o consumo e produção sustentáveis, para a separação de resíduos durante o evento e para a proteção dos ecossistemas.
- Assim que todos os resultados estiverem apurados, estes serão comunicados em termos de quantidade de material enviado para reciclagem, refeições doadas, emissões de CO2 evitadas e boas práticas de prevenção implementadas.
Toda a informação sobre as medidas aplicadas no festival, bem como os detalhes de cada iniciativa, pode ser encontrada aqui.