Implementar e medir a sustentabilidade – Normativos técnicos aplicáveis à gestão hoteleira
Num mundo cada vez mais alerta e preocupado com o meio ambiente, o turismo sustentável chega como resposta para um sector em contínuo crescimento. Sendo o turismo um fenómeno dinâmico e complexo que gera inúmeros impactes e coloca pressão nas áreas social e ambiental, a procura pela sustentabilidade revela-se urgente e deve ser considerada e integrada transversalmente. Desta forma, todas as áreas do setor, e em particular, as unidades hoteleiras, devem adotar uma gestão que vise alcançar um desenvolvimento cada vez mais sustentável.
É consensual que este segmento do turismo apresenta uma procura exponencial, principalmente devido a uma maior compreensão e sensibilidade a questões ambientais e sociais. Por um lado, a sociedade tem exigido produtos e serviços mais sustentáveis. Por outro lado, as unidades hoteleiras precisam de soluções claras e objetivas, por forma a transformar o seu negócio, incorporando as questões da sustentabilidade nas suas práticas, e assim, adquirir vantagem competitiva. Estas duas tendências colocam às unidades hoteleiras um enorme desafio e uma forte necessidade para um planeamento e uma gestão mais sustentável.
Existem vários normativos técnicos aplicáveis à gestão hoteleira e em que a sua implementação e possível certificação são o resultado de uma decisão estratégica da organização para servir um propósito específico, obter resultados que podem, através da sua implementação, facilitar esta jornada de sustentabilidade. Embora não desenhados especificamente para hotéis, os mais comummente adotados ainda são o Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9001) e o Sistema de Gestão Ambiental (ISO 14001). O Sistema de Gestão da Qualidade, aborda aspetos relacionados com a gestão da qualidade e adota uma abordagem por processos, que incorpora o ciclo de PDCA de melhoria contínua e integra o pensamento baseado no risco, permitindo não só a fidelização do cliente como também a competitividade da organização assente nos pilares da sustentabilidade. A ISO 14001 tem como principal objetivo a promoção da melhoria contínua do desempenho ambiental de uma organização. Por ser uma norma da família ISO, partilha a sua estrutura e implementação com o referencial ISO 9001, sendo que ambas as normas podem ser facilmente integráveis na gestão de uma organização.
O EMAS é outro sistema que resulta de um regulamento europeu (Regulamento (CE) nº 1221/2009, de 25 de novembro – Sistema de eco-gestão e Auditoria) e tem por principais objetivos a avaliação e a melhoria do desempenho ambiental e o fornecimento de informação relevante para o público e outras partes interessadas em termos de prestação ambiental e de comunicação da mesma.
A norma ISO 21401 – Sistema de Gestão da Sustentabilidade para Hotéis, publicada em dezembro de 2018 pela International Organization for Standardization (ISO), visa a integração da sustentabilidade na gestão das unidades hoteleiras e pretende estabelecer as linhas orientadoras para o desenvolvimento o turismo sustentável, podendo ser aplicado a qualquer tipo de unidade hoteleira, independentemente da localização geográfica ou dimensão. A implementação da norma permite à Gestão de Topo adotar decisões estratégicas para o seu hotel, sustentadas nos impactos positivos e negativos nas três dimensões do desenvolvimento sustentável, posicionando-o como uma referência no mercado dos empreendimentos sustentáveis e um atrativo para os consumidores.
A gestão da sustentabilidade dos hotéis é a solução mais adequada para enfrentar os desafios atuais, tornando-os ambientalmente responsáveis, socialmente justos e economicamente viáveis!