O “Plano Turismo + Sustentável 20-23”
Segunda-feira, dia 26 de outubro de 2020, o Turismo de Portugal apresentou numa sessão pública o “Plano Turismo + Sustentável 20-23”, em linha com a Estratégia Nacional de Turismo 2027. O documento visa o reforço do posicionamento e competitividade de Portugal enquanto destino turístico sustentável e seguro, acomodando exigências de novas diretrizes e orientações nacionais e comunitárias.
O Plano tem os seguintes princípios orientadores:
- Atuar com foco nos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) das Nações Unidas;
- Atuar na minimização do impacto das alterações climáticas;
- Alinhar com a agenda para a economia circular e promover a transição climática;
- Envolver os stakeholders do setor num compromisso conjunto;
- Contribuir para alcançar as metas da Estratégia Turismo 2027;
- Alinhar com a visão da Organização Mundial do Turismo para uma recuperação responsável do setor do turismo, pós crise COVID-19.
A sua estrutura assenta em quatro eixos estratégicos:
- ESTRUTURAR uma oferta turística cada vez mais sustentável;
- QUALIFICAR os agentes do setor;
- PROMOVER Portugal como um destino sustentável;
- MONITORIZAR as métricas e indicadores de sustentabilidade do setor.
Entre as metas a alcançar até 2023, estão o incremento de 50% de empreendimentos turísticos com sistemas de eficiência energética, água e gestão de plástico, a eliminação de plástico de uso único em 50% de empreendimentos turísticos de quatro e cinco estrelas, 25 000 empreendimentos turísticos aderentes ao selo Clean & Safe, 30 000 formados e 1 000 auditados, formação de 50 000 profissionais na área da sustentabilidade e 500 referências internacionais sobre a oferta sustentável em Portugal.
O Plano Turismo + Sustentável 20-23 está em consulta pública até 26 de janeiro e comtempla mais de 70 projetos e ações, que têm como objetivo responder aos desafios da sustentabilidade definidos à escala nacional, europeia e mundial.
O documento pode ser consultado aqui: