Digite o que quer pesquisar:

Make your own custom-made popup window!

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore

    National Geographic Summit 2022

    BoG / Blog  / National Geographic Summit 2022

    National Geographic Summit 2022

    No dia 31 de maio, realizou-se em Portugal a 4ª edição do National Geographic Summit, após ter sido interrompida por período de 2 anos. Sob o mote “Um dia para mudar os próximos”, esta edição é um convite à reflexão sobre a coexistência entre a humanidade e a natureza, assim como para a adoção de medidas para um futuro mais sustentável. Para ilustrar esta temática, este evento reuniu oradores de renome internacional que usam o poder da ciência, da exploração, da investigação e do storytelling com o intuito de divulgar e proteger a vida da Terra.

    Na manhã do dia 31 de maio, a National Geographic organizou, ainda, uma sessão para os mais novos, com mais uma edição do National Geographic Summit Junior. Dominique Gonçalves, Ricardo Rocha e Martini Panisi explicaram aos mais novos, com histórias simples e elucidativas, a importância de olharmos pelo futuro do nosso planeta.

    Os oradores e as suas mensagens

    A National Geographic acompanha exploradores pioneiros, cientistas, ambientalistas, produtores de filmes e fotógrafos, contribuindo assim para o compromisso que a National Geographic Society tem para com a sociedade: explorar, conservar e educar. A edição de 2022 contou com a presença de Bertie Gregory, Dwayne Fields, Céline Cousteau, Dominique Gonçalves, David Doubilet e Jennifer Hayes.

    De seguida damos a conhecer os oradores e as principais mensagens transmitidas ao público.

    Fascinado por animais e fotografia desde muito jovem, Bertie Gregory, fotógrafo e realizador de filmes de vida selvagem, acumula prémios tanto de fotografia como pelos seus filmes. Como mensagem, Bertie lembrou que um olhar atento poderá ser transformador na nossa relação com a Natureza.

    Dwayne Fields, apresentador de televisão, naturalista e explorador, é reconhecido por ter alcançado o Polo Norte Magnético. Desde então, acredita que a sua missão é inspirar mais pessoas a explorar com maior consciência sobe as questões ambientais. Neste encontro, alertou para a reflexão sobre o tipo de vida que levamos e aquela que queremos levar. Pode ler aqui a entrevista de Dwayne Fields para a revista National Geographic.

    Com o seu apelido já nos ouvidos do público graças ao seu avô, Céline Cousteau, ativista socioambiental e documentarista, partilhou a sua experiência imersiva em tribos isoladas no Vale Javari, na Floresta Amazónica. Para entendermos melhor a importância dos povos indígenas na proteção da natureza, Céline defende que a união entre pessoas e o meio natural começa quando estamos conscientes do nosso estado interno. Só assim será possível construir e fortalecer os laços com os que nos rodeiam e a própria natureza.

    Dominique Gonçalves, nascida e criada em Moçambique, é ecologista de elefantes e lidera o Elephant Ecology Project no Parque Nacional da Gorongosa, um dos maiores projetos de restauração da vida selvagem em África e um novo modelo de conservação e desenvolvimento comunitário. Convicta da sua mensagem, Dominique partilhou que o único caminho para a coexistência entre as pessoas e a natureza é a preservação dos ecossistemas e da biodiversidade.

    Considerados lendas pela National Geographic com mais de 70 artigos publicados, David Doubilet e Jennifer Haynes, fotógrafos subaquáticos, apresentam-nos Underwater Worlds. Através do seu trabalho e da força das suas fotografias, este casal carismático consciencializa o público para o respeito que devemos aos oceanos, os desafios que enfrentamos e como a alteração dos nossos hábitos urge cada vez mais.

    Esperamos por uma nova edição no próximo ano, em Portugal, para que possamos continuar a conhecer exploradores e projetos inovadores.