Digite o que quer pesquisar:

Make your own custom-made popup window!

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore

    Programa de Turismo de Natureza: Marcação da Rede de Percursos Pedestres da Ilha de Santiago, em Cabo Verde – Parte II

    BoG / Blog  / Programa de Turismo de Natureza: Marcação da Rede de Percursos Pedestres da Ilha de Santiago, em Cabo Verde – Parte II

    Programa de Turismo de Natureza: Marcação da Rede de Percursos Pedestres da Ilha de Santiago, em Cabo Verde – Parte II

    SANTIAGO TRAILS – NHA TRADISON, promovido pelo Ministério do Turismo e Transportes, através do Instituto de Turismo de Cabo Verde, tem como um dos seus objetivos a sinalização de 1 rota principal em Santiago, que atravesse a ilha em toda a sua extensão, e 27 rotas complementares. No total, serão quase 380 km de percursos pedestres que integram o património histórico, etnográfico e natural, as associações comunitárias existentes e a oferta de serviços.

    O projeto é financiado pelo Ministério do Turismo de Cabo Verde, através do Fundo de Sustentabilidade Social para o Turismo, e está a ser implementado em parceria com a Ecovisão Cabo Verde, a Proactivetur e a Valle Flor Consulting. Pode saber mais sobre o projeto aqui!

    Figura 1. Mapa geral da rede de percursos Santiago Trails

    Colocação de painéis e marcações no terreno

    Estas rotas estão a ser identificadas no terreno com marcações em linguagem universal:

    • As marcas do percurso principal (STP) ou ligação (STL) são de cor vermelha e branca;
    • As marcas do percurso complementar (STC) são de cor azul e branca;
    • As marcas dos percursos nos parques (STCPARQUES) são de cor verde e branca;
    • Duas barras horizontais indicam que estamos no caminho certo e duas barras cruzadas indicam o caminho errado;
    • As setas indicam mudança de direção.
    Figura 2. Sinalética utilizada nos percursos

    Os painéis informativos e marcas de orientação estão a ser colocados ao longo dos percursos, com a devida autorização, em postes de energia ou telecomunicações, rochas ou muros.

    Ações de Sensibilização Comunitárias

    A rede de percursos pedestres para Santiago, assim como a vária sinalética a aplicar, tem sido apresentada pela equipa do projeto em várias sessões comunitárias ao longo deste mês de junho.

    Até ao momento, já foram realizadas mais de 10 ações de sensibilização, nomeadamente nas localidades de São Francisco, na Trindade, Rui Vaz, Calabaceira, Cidade Velha, Porto Mosquito, Liceu de São Domingos e Porto Rincão.

    Com o objetivo de chegar a mais pessoas, estão também a ser utilizadas as rádios locais para transmissão de informações pertinentes, tendo sido produzido o spot publicitário que pode ouvir de seguida.

    Spot publicitário Santiago Trails para as rádios locais

    Durante estas ações, as comunidades irão receber a informação sobre a rede de percursos, os itinerários que passam junto às comunidades ou relativamente perto, evidenciando-se, essencialmente, o significado de cada uma das marcas, a importância de estarem no terreno e a necessidade de proteção das mesmas, assim como da restante sinalética.

    Não é demais salientar a importância que o projeto pode ter para o desenvolvimento local, mostrando-se que os turistas pretendem conhecer Santiago na sua essência e a população pode transmitir-lhes os hábitos e culturas, assim como usufruírem da sua presença, nomeadamente através do desenvolvimento de serviços na área da hotelaria e restauração, entre outros, tendo por base um desenvolvimento sustentável, quer em termos sociais quer económicos.

    Algumas das sessões nas comunidades têm coincidido com as marcações nos locais onde passam os percursos na comunidade em causa, promovendo uma ligação imediata e um melhor reconhecimento das marcas.

    O sucesso deste projeto depende de todos!