Resoluções para um 2022 mais sustentável
Ser mais sustentável não tem de ser um bicho de sete cabeças. Diz-se que em 21 dias se cria um hábito e que em 90 se estabelece um estilo de vida. Aproveite o próximo ano para deixar para trás velhos hábitos enraizados.
De seguida apresentamos 12 resoluções para tornar o seu 2022 mais sustentável:
JANEIRO: COMER MENOS CARNE
Janeiro é o mês certo para começar uma nova rotina. Por isso mesmo, é a altura perfeita para começar a introduzir refeições vegetarianas na sua rotina alimentar. Comer menos carne é das maneiras mais diretas, eficientes e eficazes de diminuir a pegada ecológica.
Descubra mais sobre Alimentação Sustentável no texto do blog: https://bog-ec.pt/alimentacao-sustentavel/
FEVEREIRO: COMBATER O DESPERDÍCIO
A expressão desperdício zero não se refere apenas a desperdício de materiais, mas também ao desperdício de alimentos ou às atividades do dia-a-dia que podem levar a consumos desnecessários de materiais.
O desafio para 2022 é simples: planeie as suas refeições, aproveite os alimentos da raiz à rama e reaproveite as sobras para fazer novos pratos, pegue na garrafa reutilizável antes de sair de casa, no saco das compras reutilizável e aproveite para comprar a granel, levando para casa apenas a quantidade que necessita.
Pode recordar os nossos artigos do blog sobre Desperdício Zero (https://bog-ec.pt/desperdicio-zero/) e Desperdício Alimentar: “A perda e desperdício de alimentos” (https://bog-ec.pt/a-perda-e-desperdicio-de-alimentos/) e “O papel do consumidor no combate ao desperdício alimentar” ( https://bog-ec.pt/o-papel-do-consumidor-no-combate-ao-desperdicio-alimentar/), mas também
MARÇO: REDUZIR O CONSUMO DE ÁGUA
A 22 de março celebra-se o Dia Mundial da Água. Nada melhor do que aproveitar este mês para repensar o consumo e reduzir o desperdício de água. Pode instalar torneiras redutoras de caudal e colocar uma garrafa cheia dentro do autoclismo para reduzir a quantidade de água que é gasta em cada descarga, caso não tenha um de dupla descarga. Pode, ainda, tirar mais partido das máquinas de lavar a louça e a roupa, e desligar a água enquanto escova os dentes ou enquanto se ensaboa.
No texto do blog “Como poupar água?” (https://bog-ec.pt/como-poupar-agua/) fique a conhecer mais dicar para poupar água na cozinha, na casa de banho, no jardim e exterior.
ABRIL: REDUZIR O CONSUMO DE ROUPA
As modas mudam, as estações passam e de repente o seu armário parece desatualizado, antigo e com necessidade de renovação. Se a sua primeira ideia é “comprar peças novas”, o grande desafio para 2022 é mudar esse mindset. Doar, entregar e comprar em lojas de segunda mão é uma boa opção.
MAIO: CRIAR UMA NINI HORTA CASEIRA
Se tiver um quintal, então só precisa mesmo de jardinar um pouco. Mas e se viver num apartamento? Temos a solução para si: uma mini horta de aromáticas, que pode ter na cozinha ou na varanda. É a melhor forma de garantir ervas aromáticas frescas e ecológicas todos os dias e tem a dupla vantagem de consumir local e diminuir a probabilidade de as adquirir embaladas.
JUNHO: RECUSAR DESCARTÁVEIS
É um dos temas mais falados da atualidade e, atualmente, com várias medidas a nível comunitário que já estão a ser aplicadas. Apanhe a onda e comece a aplicar as várias soluções que o podem ajudar a reduzir os resíduos plásticos que produz sem prejudicar em nada o seu estilo de vida.
Consulte o texto do blog para ver as dicas de como evitar os descartáveis (https://bog-ec.pt/blog/).
JULHO: MELHORAR OS HÁBITOS DE RECICLAGEM
Sabe o quão fácil é separar os resíduos para reciclagem? É tão fácil como dizê-lo. Mas há mais dois Rs (Repensar e Recusar) que se juntam aos habituais Reduzir, Reciclar, Reutilizar. E já que a dia 17 de julho se celebra o Dia Internacional da Reciclagem, esta será a altura ideal para colocar em prática esta resolução.
AGOSTO: TROCAR LÂMPDAS DE CASA POR LEDs
Sabia que ao substituir as lâmpadas de sua casa por LEDs de baixo consumo pode poupar até 10€ em eletricidade por ano, por cada lâmpada? Além dos LEDs, há outras pequenas ações que permitem reduzir o consumo de energia, especialmente aquele mais silencioso e invisível, como o consumo em standby.
SETEMBRO: UTILIZAR MAIS TRANSPORTES PÚBLICOS, ANDAR A PÉ OU DE BICICLETA
O mês de setembro está repleto de dias dedicados ao ambiente: o Dia da Ecologia, o Dia Mundial para a Preservação da Camada do Ozono, o Dia Europeu Sem Carros, entre outros. Assim, faz todo o sentido que neste mês a resolução de Ano Novo sustentável a pôr em prática seja relacionada com a redução das emissões de carbono. Setembro é o mês certo para começar a pedalar para o trabalho, a usar mais os transportes públicos ou a fazer carsharing com vizinhos ou colegas de trabalho.
OUTUBRO: FAZER COMPOSTAGEM
Talvez não acredite que a compostagem é extremamente fácil de pôr em prática, mas se tem um jardim, fique a saber que já tem metade do trabalho feito. Compostar consiste em deixar resíduos orgânicos decompor-se naturalmente, num ambiente controlado. O resultado da compostagem é uma substância parecida com terra, o composto, que é um ótimo fertilizante ecológico e biológico.
Fique a saber mais sobre compostagem em https://bog-ec.pt/a-solucao-da-compostagem-domestica/
NOVEMBRO: DO IT YOURSELF
O Do It Yourself, mais do que uma moda e tendência nestes últimos anos, é uma ótima forma de estimular a sua proatividade e criatividade, reutilizar materiais “supostamente inúteis” que tenha por casa e produzir decoração ou peças únicas por um preço bastante inferior às “peças novas” comuns.
DEZEMBRO: NATAL MAIS SUSTENTÁVEL
Na altura do Natal, é imperativo praticar um consumo consciente – que acaba por não só beneficiar o ambiente como a sua carteira. Conheça dicas para um Natal mais “verde” e para prendas de Natal sustentáveis.
Recorde o nosso último texto sobre “Dicas para um Natal mais sustentável” (https://bog-ec.pt/dicas-para-um-natal-mais-sustentavel/)
Estas são 12 resoluções de Ano Novo, que se traduzem em 12 oportunidades para um estilo de vida mais sustentável e consciente. A equipa da BoG deseja-lhe um feliz e sustentável ano de 2022!